Linha de crédito para pagamento de salários tem apenas 1% liberado para empresas
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Linha de crédito para pagamento de salários tem apenas 1% liberado para empresas

08/05/2020 10:27

A linha de crédito de R$ 40 bilhões, anunciada pelo Governo Federal para evitar demissões em massa durante a pandemia, ainda não está liberado para milhares de pequenas e médias empresa. De acordo com o Estado de S. Paulo, a Medida Provisória 944 proíbe a concessão do empréstimo à empresas que não possuem folha de pagamento processada em um banco. Por conta disso, até agora, apenas 1% do total foi liberado.

Pelas regras estabelecidas na MP, um restaurante que pague garçons e cozinheiros com dinheiro ou cheque no fim do mês, por exemplo, não pode acessar o crédito, já que sua folha de pagamento não é "bancarizada". Esta é justamente a realidade de milhares de pequenos e médios estabelecimentos comerciais espalhados pelo País.

Em nota, o BC afirmou que a exigência do processamento da folha pelo banco é para garantir que os recursos sejam direcionados diretamente para as contas-salário dos empregados. A instituição defendeu ainda que o programa "terá pleno efeito" a partir deste mês, quando será paga a folha de abril.

LINKS PATROCINADOS