Líder do PCC preso na Bolívia já está em presídio federal de Brasília

Transferência contou com quase 70 agentes federais brasileiros

Foto: Divulgação/PF

Foto: Divulgação/PF

19/05/2025 8:31

Já está na Penitenciária Federal em Brasília o líder da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) Marcos Roberto de Almeida, o "Tuta". Preso na última sexta-feira (16), ao comparecer a uma unidade policial da Bolívia para tratar de questões migratórias, um dos principais articuladores do PCC foi descoberto por usar documentos falsos.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

O Ministério da Justiça informou que a operação de transferência de Tuta de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia para Brasília envolveu 50 integrantes da Polícia Federal. A escolta entre o aeroporto internacional de Brasília e a Penitenciária Federal, contou com ainda com 18 homens da Polícia Penal Federal, e apoio das polícias Militar e Civil do Distrito Federal. Segundo a PF, o criminoso ficará detido em presídio de segurança máxima do Sistema Penitenciário Federal (SPF), cujo objetivo é isolar lideranças criminosas e presos de alta periculosidade.

Durante a prisão, Marcos Roberto apresentou às autoridades bolivianas um documento falso, com o nome de Maycon da Silva. O brasileiro é apontado como um dos principais articuladores de um esquema internacional de lavagem de dinheiro vinculado à organização criminosa e constava na Lista de Difusão Vermelha da Interpol.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Foragido internacional desde 2020, Tuta é condenado por crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS