Leonardo Araújo desafia governistas a cobrar recuo da PB Construções na transposição

Foto: Dep Leonardo Araújo / Máximo Moura

09/05/17 16:13

O deputado Leonardo Araújo (PMDB) voltou a criticar, nesta terça-feira (9), na Assembleia Legislativa, a empresa PB Construções por atrapalhar a conclusão da Transposição do rio São Francisco. O parlamentar ainda desafiou a base governista a interceder, junto aos “seus amigos” Ferreira Gomes e aos “seus amigos” diretores da empresa para que a construtora recuasse, “em nome do povo do Ceará”, do processo que ação que contesta o processo licitatório e impede que transposição seja retomada.

A PB Construções, empresa ligada aos irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT), ganhou o leilão reverso com o menor preço para concluir a obra, porém foi desclassificada por não atender a requisitos técnicos, assim como a Marquise, outra empresa que ganhou notoriedade durante a gestão Cid Gomes. O Ministério da Integração chegou a assinar o contrato com o Consórcio Emsa-Siton para dar sequência à transposição, no entanto, primeiro a PM Construções e, agora, a Marquise entraram com ação contestando a desclassificação e atrasando o início das obras.

Leonardo Araújo chegou a levar à Assembleia o parecer do Ministério Público Federal (MPF) comprovando que não houve nenhuma irregularidade no processo licitatório e endossando a desclassificação da PB Construções. O peemedebista ainda alertou a base governista contra a utilização da Casa em defesa da empresa ligada aos FGs. Segundo o parlamentar, a construtora doou para a campanha de vários deputados da base do governo, incluindo para a campanha do ex-deputado e atual prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT) em 2014. Somente em contratos com o Governo do Ceará, a PB Construções já faturou mais de R$ 1,77 bilhão.

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PSD) afirmou que o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), já sinalizou que os recursos para a continuidade das obras da transposição estão assegurados e o único impedimento é a ação judicial movida pela PB Construções. A obra está parada devido à desistência da construtora Mendes Júnior, que se declarou inapta para concluir o eixo norte após ser atingida pela Operação Lava Jato.

Confira a fala do deputado Leonardo Araújo na íntegra:

LINKS PATROCINADOS