Sete dias por semana sem medo da notícia!
Lar: um novo olhar em épocas de crise
Ouça a matéria

Foto: Divulgação

O frenesi da vida moderna, recentemente, deu lugar a calmaria, praticamente nos forçando a permanecer em casa por um tempo muito maior. E, neste período, acabamos criando uma dinâmica diária de observar, passar a notar coisas que não reparávamos antes, já que a rotina acabava consumindo quase todo o tempo. “O parar nesse momento, mesmo tendo sido obrigatório, nos traz um outro olhar sobre o mundo, sobre as coisas, sobre o dia a dia. Nosso lar vira protagonista e tudo que tem nele também. Mudamos as coisas de lugar, ajeitamos os objetos de uma forma diferente, apreciamos o que não percebíamos antes, é tempo de ressignificar nossa casa, nossa rotina.” Explica Rachel Sales, psicóloga. São nesses momentos, bem particulares, como o isolamento que o mundo todo vive hoje, que mudanças profundas acontecem.

O sanitarista ambiental e especialista em área verdes, Fabrício Pereira, nos recorda que “em uma época não tão distante, no final do século 19, na Europa, foi preciso estabelecer medidas governamentais para que fossem cumpridas práticas sanitaristas básicas, como lavar as mãos e varrer a casa”, algo hoje tão rotineiro mas que à época gerou grande revolta na comunidade europeia. Após algum tempo, essas práticas de saúde se tornaram comum, atualmente, é infundado pensar nesses exercícios como algo distante.

Neste momento, confinados por mais de mês em apartamentos e casas, muitas vezes pequenos, falta espaço. Os pequenos apartamentos viraram tendência no Brasil devido a diminuição das famílias e agora podem estar sendo reavaliados neste momento de crise mundial. “Refletir sobre o seu espaço, seu lar, com certeza será uma das sequelas positivas pós-pandemia, avaliar o que realmente é necessário, o que pode ser descartado, o que me fez ficar mais feliz durante o confinamento. O que fica e o que sai”. Complementa Rachel.

As plantas, por exemplo, acabam sendo importantes companheiras nesse momento. Mesmo em apartamentos pequenos, quem investe em plantas com certeza consegue um lar mais harmonizado. “Acredito que as pessoas irão pensar mais em seus ambientes, na harmonia deles. A tendência do Urban Jungle, por exemplo, já ganha mais força agora. Nesse momento de novo olhar para os lares, criar um ambiente com mais verde, traz aconchego e tranquilidade”, afirma Fabrício Pereira, especialista em áreas verdes. As plantas transformam os ambientes e é natural do ser humano querer deixar tudo mais bonito. É beleza, é expressão dos nossos sentimentos, é paz.

Publicidade
Mais Lidas
Leia Também