Justiça manda transferir para Presídios Federais detentos que lideram facções no Ceará
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Justiça manda transferir para Presídios Federais detentos que lideram facções no Ceará

Pedido foi enviado pelo Ministério Público do Ceará

10/10/2023 8:30

A Justiça cearense determinou nesta segunda-feira (9), que cinco chefes de facções fossem transferidos para uma penitenciária federal. O pedido foi realizado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminsosas do Ministério Público do Ceará (MPCE).

De acordo com o que foi solicitado, os internos seriam líderes de facções criminosas locais, e suas transferências necessárias para evitar "situações de instabilidade nas unidades prisionais cearenses". A suspeita é de que os presos estariam articulando atos de insubordinação no interior das unidades.

No último dia 27 de setembro, 149 pessoas foram levados a delegacia e nove ficaram feridos durante uma rebelião na Unidade Prisional Agente Elias Alves da Silva (UP-IV), antiga CPPL IV, em Itatinga, na Grande Fortaleza.

De acordo com o relato de alguns detentos, o motim teria sido motivado pelo retorno do diretor do presídio que estava afastado. O diretor e outros três membros da administração da unidade são investigados por suspeitas de torturs contra detentos.

LINKS PATROCINADOS