Justiça condena ex-secretária de Agricultura de Madalena por acúmulo de cargos públicos
Durante o período que esteve nos dois cargos, causou prejuízo de R$ 33 mil aos cofres
(Foto: banco de imagens)
23/07/2025 15:22
A Justiça acatou ação de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) e condenou a ex-secretária de Agricultura do município de Madalena, Maria Lúcia Vitoriano Lima, por acúmulo indevido de cargos públicos. Na ação, o MPCE destaca que ela foi cedida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce) para ocupar o cargo de secretária em janeiro de 2021, porém recebeu remuneração pelos dois cargos pelo período de seis meses, o que resultou em prejuízo de R$ 33.580,32 aos cofres públicos.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Na ação, o promotor de Justiça, Alan Moitinho, destaca que no processo de cessão da servidora para a Prefeitura havia um acordo para que a Ematerce mantivesse Maria Lúcia na folha de pagamento e caberia ao Município de Madalena efetuar o pedido de ressarcimento dos valores pagos a à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz). Contudo, ela passou seis meses recebendo as remunerações referentes aos dois cargos públicos, de agente auxiliar da Ematerce e de secretária de Agricultura de Madalena, o que viola a norma constitucional e configura enriquecimento ilícito.
Siga o canal do CN7 no Telegram
A Justiça determinou que Maria Lúcia faça o ressarcimento integral dos danos causados aos cofres públicos da Prefeitura e pague multa no valor equivalente ao que será ressarcido. Ela deverá, ainda, abdicar de qualquer cargo público que ocupe atualmente. Por fim, a Justiça suspendeu os direitos políticos dela por quatro anos e a proibiu de firmar quaisquer outros contratos com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais por esse mesmo período.