José Guimarães tenta impedir crise entre Lula e Lira
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

José Guimarães tenta impedir crise entre Lula e Lira

13/06/2023 15:20

O papel que vem desempenhando o líder do Governo na Câmara Federal tem desagrado ao Planalto. O líder de Lula, deputado José Guimarães, contesta essa afirmação. Sustenta que tem ficado no meio da briga entre o presidente da República, Lula, e o presidente da Câmara, Arthur Lira.

Guimarães precisa ser malabarista político para aparar os atritos de Lula e Lira. Na semana que passou, Lula e Lira se encontraram no Palácio Alvorada, para selarem um acordo de paz. Nada feito: discutiram. Lira não gostou da sugestão de Lula: “faça como eu fiz.” Você deve “provar sua inocência”, em vez de sugerir uma perseguição da PF para intimidá-lo no Congresso, com a operação que mirou aliados de Lira em Alagoas, como publicou a revista Veja. Lira deu o troco em Lula: esvaziou uma reunião dos líderes partidários com o presidente. Um dos líderes alegou: “Encontrar só para tirar foto com Lula? Rejeitamos o encontro para mandar um recado: queremos medidas concretas”. Incomodado com essa reação , Lula convocou Guimarães para demonstrar sua insatisfação com Lira: “Diga ao seu chefe, que eu entendi o que ele fez (esvaziou o encontro presidencial)”.

Acabou sobrando para Guimarães, que esta semana já está em Brasília desde domingo (11), para tentar pacificar a relação de Lula e Lira. Não está nada fácil. Guimarães sabe que sem acordos entre eles, sua tarefa de construir uma base para Governo Lula fica quase que impossível. Com os riscos advindos dessa confusão para a continuidade de se manter na liderança do Governo Lula na Câmara dos Deputados.

LINKS PATROCINADOS