Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Jaguaribe registra maior chuva de maio 2024 com 148 milímetros

Entre domingo (19) e segunda-feira (20)

(Foto: Marciel Bezerra/Funceme)

21/05/24 11:35

O município de Jaguaribe, localizado na macrorregião Jaguaribana, registrou, entre as 7h de domingo (19) e as 7h desta segunda-feira (20), a maior chuva deste mês de maio no Ceará. Com 148 milímetros no posto Nova Floresta, o acumulado superou os 119 mm ocorridos entre os dias 14 e 15 deste mês, em São Gonçalo do Amarante, no Litoral do Pecém.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Além da precipitação principal, Jaguaribe ainda apresentou dois acumulados de 86 mm nos postos de Feiticeiro e Açude Joaquim Távora. Tais chuvas foram motivadas por áreas de instabilidade oriundas do leste do Nordeste brasileiro, associadas à presença de um “cavado”, que é o termo técnico dado a uma região na atmosfera onde ocorre uma ondulação do fluxo de ventos no sentido horário, não fechada, no Hemisfério Sul.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Devido à combinação de temperatura e umidade elevadas, a instabilidade atmosférica se intensificou, favorecendo eventos de chuvas de intensidade moderada a forte, acompanhadas de raios e rajadas de vento. Para os próximos dias, a Funceme aponta predomínio de tempo estável, favorecendo condições de sol e poucas nuvens em grande parte do território cearense.

LINKS PATROCINADOS