Jade Romero reforça importância da denúncia no combate da violência contra mulheres
Para Jade, o silêncio contribui para a repetição e a naturalização das agressões
(Foto: reprodução/vídeo)
28/01/2026 15:07
A vice-governadora e secretária da Proteção Social (SPS), Jade Romero, reforçou a importância da denúncia como ferramenta essencial no enfrentamento à violência contra as mulheres. Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta-feira (28), ela afirmou que o silêncio não pode ser tratado como caminho de proteção, pois contribui para a repetição e a naturalização das agressões.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Na avaliação da vice-governadora, a violência doméstica e familiar precisa deixar de ser vista como um assunto privado. Para Jade, denunciar é também um ato de cuidado com quem sofre hoje e com quem pode sofrer amanhã.
Durante pronunciamento, a vice-governadora criticou a ideia de que conflitos entre casais não devem receber interferência externa. Ela defendeu a superação do ditado popular que, segundo afirmou, já não faz sentido. "Nós vamos ter que derrubar, de uma vez por todas, aquele ditado que não faz mais o menor sentido: ‘briga de marido e mulher em quem mete a colher’", disse.
Jade Romero ressaltou que, quando não há denúncia, o agressor tende a se sentir fortalecido, o que amplia o risco para a vítima e pode resultar em novos episódios de violência. "Quando há silêncio, geralmente o agressor volta ao lugar do crime. Ele se sente à vontade para ameaçar, para importunar, para manipular", afirmou, acrescentando que a omissão pode abrir espaço para que a violência se repita, inclusive contra outras mulheres.
Ela mencionou o apoio das forças de segurança e de equipamentos de proteção, como a Secretaria das Mulheres e a Patrulha Maria da Penha, como parte da retaguarda para acolher e garantir encaminhamentos.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Jade Romero afirmou que enfrentar a violência de gênero exige políticas públicas e mobilização coletiva, incluindo a participação da sociedade no rompimento do silêncio. "É a nossa voz, é a nossa coragem (…) que nós vamos, juntos e juntas, derrubar de uma vez por todas o machismo estrutural que existe no nosso país", concluiu.
Assista ao vídeo: