Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Jade Romero participa da posse de Fátima Bezerra na presidência do Consórcio Nordeste

Fátima Bezerra é a primeira mulher a assumir a presidência do consórcio

(Foto: Carmem Felix/Instagram Fátima Bezerra)

31/01/24 14:11

A vice-governadora Jade Romero (MDB) participou da cerimônia de posse da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), na presidência do Consórcio Nordeste. A solenidade foi realizada nesta quarta-feira (31), Assembleia Geral Ordinária, no Centro de Convenções de Natal. O evento contou com a presença de outros governadores da região; e do superintendente da Sudene, Danilo Cabral. A chefe do Executivo potiguar é a primeira mulher a assumir a presidência do consórcio.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Durante o discurso, Jade Romero ressaltou a importância de ter uma liderança feminina à frente do Consórcio Nordeste. “Tem uma questão muito estratégica, que é importante que eu destaque aqui, que é de ver uma mulher aguerrida, trabalhadora, dedicada, presidindo essa consórcio, que sempre foi um espaço de resistência, de luta”, disse.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destacou a recomposição dos elos entre as instituições em prol do desenvolvimento regional. “O consórcio é um importante fórum de discussão e melhoria de políticas públicas para a Região e é muito importante consolidarmos essa aproximação institucional para avançarmos na redução das desigualdades socioeconômicas do Nordeste”, afirmou.

Os governadores que integram o Consórcio Nordeste são membros do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), a instância máxima de governança da autarquia. Em parceria com a Sudene e instituições representativas de classes e do setor produtivo, os governadores têm um canal institucional com o Governo Federal e possuem poder de decisão sob temas que impactam diretamente os instrumentos de planejamento do Executivo Federal para o Nordeste. Cabe ao Condel, por exemplo, estabelecer as diretrizes de aplicação dos fundos regionais FNE e FDNE, que somam mais de R$ 40 bilhões em recursos. Os governadores também têm a oportunidade de sugerirem pautas e deliberarem outros assuntos que julguem pertinentes à região.

A governadora Fátima Bezerra frisou que seu mandato dará prioridade para manter o Nordeste unidos para que a Região avance cada vez mais em cidadania e melhoria da qualidade de vida da população. “O Consórcio se consolidou como uma ferramenta competente de gestão e um belo exemplo de governança, pensando os desafios comuns da região”, discursou. Fátima assume a presidência após mandato do governador da Paraíba, João Azevedo (PSB).

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Durante o evento, também foram discutidos o Fundo da Caatinga, agendas internacionais, monitoramento das obras do Novo PAC e foi realizada a instalação do Comitê Científico de Emergências Climáticas.

LINKS PATROCINADOS