Itaipava pagava dinheiro sujo para Rodrigo Maia em campanhas eleitorais

Cervejaria também tem ligação com o ex-governador Cid Gomes

Rodrigo Maia e Cid Gomes

26/12/17 9:40

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que estava sendo sondado para o Planalto no próximo ano, está enrolado com o Grupo Petrópolis, que fabrica a cerveja Itaipava. Segundo investigação da Polícia Federal, o deputado recebeu dinheiro para campanhas eleitorais da empresa a mando da Odebrecht, prática chamada de “caixa três”.

Em 2010 e 2014, Maia recebeu da Petrópolis, por meio da Praiamar e Leyroz, quantia que ultrapassa R$ 200 mil.

Desde que vieram a público as delações de donos e executivos da Odebrecht, em abril, apontava-se a Cervejaria Petrópolis, que fabrica a Itaipava, como a principal parceira da empreiteira no caixa três.

Entenda

Segundo a Odebrecht — como noticiou a Folha de S. Paulo nesta terça-feira (26) –, a cervejaria doou nas eleições de 2008, 2010, 2012 e 2014 cerca de R$ 120 milhões a diversos políticos a pedido da empreiteira –e usou ainda outras duas empresas com as quais mantinha negócios. Agora, as investigações têm buscado os beneficiários, que não foram devidamente identificados nas delações.

Caso Cid

O ex-governador Cid Gomes conseguiu empréstimo fraudulento no BNB para construir um galpão em Sobral. O empreendimento foi alugado para a Itaipava. O FG garante que desde que saiu do Governo do Ceará ganha a vida com dinheiro do aluguel.

LINKS PATROCINADOS