Iguatu recebe primeiro trem de carga da Ferrovia Transnordestina

A ferrovia saiu de Simplício Mendes, no Piauí, transportando um carregamento de milho

(Foto: reprodução/WhatsApp)

(Foto: reprodução/WhatsApp)

19/12/2025 15:03

O município de Iguatu recebeu, na manhã desta sexta-feira (19), o primeiro trem de carga comercial da Ferrovia Transnordestina. A ferrovia saiu de Simplício Mendes, no Piauí, transportando um carregamento de milho destinado a uma empresa do setor avícola do Ceará.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

O prefeito de Iguatu, Roberto Filho, acompanhou a chegada da composição e comentou o momento. "É um dia histórico para Iguatu", afirmou. Na avaliação do chefe do Executivo municipal, a movimentação ferroviária pode contribuir para o desenvolvimento econômico do município, que deve abrigar o primeiro porto seco em operação no Ceará, atraindo o interesse de empresas e novos investimentos.

O trecho ferroviário entre Simplício Mendes e Iguatu estava concluído há alguns meses, porém a operação comercial só foi iniciada após a emissão da licença ambiental de operação pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Com a autorização, a Transnordestina Logística passou a operar o transporte regular de cargas nesse segmento da ferrovia.

Siga o canal do CN7 no Telegram

A passagem do primeiro trem comercial por Iguatu representa um avanço no projeto da Transnordestina, que prevê a interligação de áreas de produção agrícola, industrial, agroindustrial e mineral dos estados do Piauí, Bahia, Pernambuco e Ceará ao Porto do Pecém.

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS