Igreja Católica inicia período de transição após falecimento do Papa Francisco - Cn7 - Sem medo da notícia

Igreja Católica inicia período de transição após falecimento do Papa Francisco

O novo papa será eleito pelo Colégio dos Cardeais

Igreja Católica inicia período de transição após falecimento do Papa Francisco

Foto: Reprodução

21/04/2025 9:44

O falecimento do Papa Francisco, ocorrido nesta segunda-feira, 21 de abril, marca o início de uma nova fase na Igreja Católica: o período conhecido como Sé Vacante. Durante esse intervalo, são organizadas as homenagens fúnebres ao pontífice e iniciados os preparativos para a escolha de seu sucessor.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

O novo papa será eleito pelo Colégio dos Cardeais, grupo formado por altos membros da hierarquia católica, grande parte deles nomeados pelo próprio Francisco. Embora qualquer homem batizado na fé católica possa, em tese, ser escolhido, a tradição há séculos limita a eleição ao círculo dos próprios cardeais.

Geralmente, o conclave acontece entre duas e três semanas após a morte do pontífice, permitindo tempo para o luto oficial (nove dias) e para que os cardeais de diversas partes do mundo cheguem ao Vaticano. A última eleição papal, em 2013, foi realizada doze dias após a renúncia de Bento XVI, levando à histórica escolha de Francisco, o primeiro papa sul-americano.

Atualmente, 138 cardeais com menos de 80 anos estão aptos a votar e a serem votados. Dentre eles, sete são brasileiros. O único representante do Brasil que não participará do conclave é Dom Raymundo Damasceno, por já ter ultrapassado o limite etário, com 87 anos.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Entre os brasileiros com direito a voto, destacam-se:

Dom Jaime Spengler (64 anos): Franciscano e atual presidente da CNBB, é também arcebispo de Porto Alegre e membro do Conselho Episcopal Latino-Americano.

Dom Sérgio da Rocha (65 anos): Já liderou arquidioceses em Fortaleza, Teresina e Brasília, e atualmente é o arcebispo de Salvador. Integra o grupo de cardeais que assessora o governo da Igreja.

Dom Odilo Pedro Scherer (75 anos): Um dos nomes mais influentes da Igreja no Brasil, é arcebispo de São Paulo e chanceler da PUC-SP.

Dom Orani João Tempesta (74 anos): Arcebispo do Rio de Janeiro, também já atuou nas dioceses de São José do Rio Preto e Belém do Pará. Pertence à ordem cisterciense.

Dom Paulo Cezar Costa (57 anos): Arcebispo de Brasília e o mais jovem entre os cardeais brasileiros. Participa da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Dom João Braz de Aviz (77 anos): Arcebispo emérito de Brasília e conhecido por seu apoio à Teologia da Libertação, dirigiu por anos o dicastério responsável pela vida consagrada.

Dom Leonardo Ulrich Steiner (74 anos): Atual arcebispo de Manaus, foi bispo na Prelazia de São Félix (MT) e também é franciscano.

Publicidade
sesc

LINKS PATROCINADOS