Hospital São José registra bons resultados com utilização do Elmo
Equipamento melhora a saúde respiratória dos pacientes
26/02/2021 8:41
O Hospital São José (HSJ) em Fortaleza termina mais uma semana com resultados positivos na utilização do capacete Elmo. O projeto do capacete foi desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde, Escola de Saúde Pública e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).
Ao todo, 100 profissionais do hospital, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas foram capacitados para usar o Elmo em pacientes internados.
Até esta semana, 35 exemplares do aparelho foram enviados, melhorando a saúde respiratória dos pacientes.
Treinamento
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), já realizou capacitações presenciais para uso do capacete Elmo a mais de 300 profissionais de saúde da rede pública no Ceará.
Os treinamentos do suporte foram planejados, inicialmente, para capacitar 285 profissionais de saúde da rede pública até março. A meta foi atingida em menos de dois meses.
O equipamento é recomendado para pacientes com insuficiência respiratória, incluindo a causada pela Covid-19.
Iniciadas em meados de dezembro, as formações são voltadas para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e engenheiros clínicos.
No começo do mês, a Escola de Saúde Pública capacitou 74 profissionais da linha de frente da Covid-19 em Manaus, após doação feita pelo Governo do Ceará de 65 unidades do Elmo.