Chefe de facção é preso por envolvimento na execução de desafeto em UPA da Messejana
Ele também é investigado pela Draco por tentativa de extorsão de comerciantes
(Foto: reprodução/WhatsApp)
20/01/2026 12:03
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), prendeu nesta terça-feira (20), em uma residência no bairro José de Alencar, José Filho de Holanda da Silva, conhecido como "Zé Filho", de 28 anos. Ele é apontado como liderança da facção criminosa "Massa Carcerária", com atuação na favela dos Fornos, localizada no bairro Paupina, em Fortaleza. Zé Filho é suspeito de envolvimento em dois homicídios registrados no bairro Messejana, um deles em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Segundo informações policiais, Zé Filho possui extensa ficha criminal, respondendo por crimes como tráfico de drogas, roubo, homicídios, além de organização criminosa. O investigado se valia da estrutura do crime organizado para promover violência, eliminar desafetos e impor domínio territorial, em razão das disputas entre facções criminosas. Entre esses crimes, está a execução de Felipe Alexandre dos Santos, ocorrida em junho de 2024, na UPA da Messejana.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Nesta terça, policiais civis do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) lograram êxito na captura do suspeito, que foi encontrado em um imóvel no bairro José de Alencar. Ele foi conduzido à sede da unidade especializada e, em seguida, colocado à disposição da Justiça.