Há quase dois anos Camilo Santana negava existência de facções criminosas no Ceará

"Eu não vou responder a boatos e especulações irresponsáveis", ressaltou durante entrevista

29/01/18 9:42

No dia 04 de fevereiro de 2016, o governador Camilo Santana iniciava o segundo ano de seu mandato e a imprensa nacional ainda repercutia a execução de 11 pessoas na matança que ficou conhecida como a Chacina do Curió, registrada entre os dias 11 e 12 de novembro de 2015.

Durante conversa com a imprensa, Camilo reagiu as informações divulgadas no portal Ceará News 7 e redes sociais de que facções criminosas do Rio de Janeiro estariam se instalando nas comunidades da periferia de Fortaleza. “Eu não vou responder a boatos e especulações irresponsáveis”, ressaltou.

No final de 2015, deputados chegaram a cobrar na Assembleia Legislativa do Ceará a presença da Força Nacional de Segurança, em virtude da chacina do Curió. “Vocês lembram-se do que tentaram fazer no final do ano passado? Com aquela tentativa de criar um terror, recomendando até chamar a força nacional para vim atuar aqui no Ceará? Isso foi uma forma de desmoralizar a área de segurança pública”, rejeitou Camilo.

Secretário de Segurança é o primeiro a confirmar a existência

Delci Teixeira – Secretário de Segurança Pública entre 2015 e 2016

O então secretário de Segurança Pública da época, Delcí Teixeira, sempre evitou conversar com a imprensa sobre as ações da pasta, mas no dia 18 de julho de 2016 não mediu palavras para confirmar a existência de facções criminosas nos presídios cearenses. Delcí revelou que os presos são obrigados a se filiar a um grupo criminoso para garantir a própria segurança.

“Pessoas quando saem do sistema prisional recebem algumas determinações para executar tarefas. Uma delas é arregimentar pessoas para atentados, e é o que está acontecendo”, ressaltou Teixeira.

No dia 04 de janeiro de 2017, Delci Teixeira pediu exoneração do cargo, após dois anos à frente da pasta. Na justificativa, afirmou que teve sua aposentadoria da Polícia Federal autorizada e iria morar com sua mãe, no Rio Grande do Sul.

Fantástico mostrou a força das facções criminosas no Ceará

Passeata do crime foi realizada em Sobral

Na noite de domingo dia 25 de setembro de 2016, o Fantástico (Rede Globo) exibiu reportagem com imagens  da passeata do crime pelas ruas da periferia de Sobral, quando dezenas de pessoas saíram às ruas para comemorar um pacto firmado entre as facções criminosas.

Numa demonstração de força e ousadia, os criminosos fizeram Sobral parar durante três dias seguidos, até que a Polícia agisse e prendesse 87 pessoas. Contudo, menos de 24 horas depois, a Justiça anulou o flagrante coletivo realizado pela Polícia Civil e mandou soltar todos os envolvidos. Mais uma desmoralização para o governador e a para a atual cúpula da Secretaria da Segurança Pública.

LINKS PATROCINADOS