Guimarães é vetado do Ministério da Saúde após ter nome citado em esquema de corrupção
Mensagens interceptadas indicam que um empresário sugeriu o desvio de uma emenda

(Foto: reprodução/vídeo)
02/03/2025 11:26
No início desta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou Gleisi Hoffmann, presidente do PT, para comandar a Secretaria de Relações Institucionais, substituindo Alexandre Padilha, que foi transferido para o Ministério da Saúde. Segundo o jornal O Globo, José Guimarães era um dos cotados para assumir essa pasta, mas sua indicação perdeu força após a menção de seu nome em uma denúncia de corrupção.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
O deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, teve seu nome mencionado em uma investigação da Polícia Federal sobre um suposto esquema de desvio de recursos de emendas parlamentares destinadas à saúde no município de Choró, no Ceará. Mensagens interceptadas pela PF indicam que um empresário local sugeriu o desvio de 12% de uma emenda de R$ 1,5 milhão apadrinhada por Guimarães. Apesar da denúncia, o deputado não é formalmente investigado pelo caso.
Siga o canal do CN7 no Telegram
O advogado, José Guimarães, está em seu terceiro mandato consecutivo como deputado federal pelo Ceará. Ele já atuou como líder da bancada do PT na Câmara e vice-líder do governo.