Sete dias por semana sem medo da notícia!
Guarda Municipal de Fortaleza vai apresentar nova tropa e viaturas do PMPU no desfile
Efetivos e equipamentos serão empregados na prevenção à violência na Capital
As novas viaturas da GMF contam com xadrez e modernos equipamentos de comunicação

Com um efetivo de 300 homens a pé, além de 10 viaturas e 12 motocicletas, a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) participa, neste sábado (7), do tradicional Desfile da Independência, na Avenida Beira-Mar, na Capital. A novidade deste ano será a participação dos guardas que recentemente ingressaram nas fileiras da instituição e hoje atuam no Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU). Além disso, novas viaturas e motos adquiridas pela Prefeitura Municipal de Fortaleza para o trabalho nas Células de Proteção Urbana (torres do PMPU) irão compor a tropa motorizada em desfile na avenida.

Hoje, o PMPU se consolida como uma das principais ferramentas da redução dos Crimes Violentos, Letais e Intencionais  (CVLIs) em Fortaleza, graças ao trabalho diuturno de vigilância em seis bairros da cidade onde, antes, era altíssimos os índices da criminalidade, especialmente os casos de homicídios, latrocínios e roubos, além dos conflitos envolvendo grupos criminosos.  Seis bairros da cidade já contam com as Torres de Vigilância do PMPU (Jangurussu, Goiabeiras, Vila Velha, Barra do Ceará, Caça e Pesca e Canindezinho). E na próxima semana, a sétima Célula será inaugurada  pelo prefeito Roberto Cláudio e pelo vice, Moroni Torgan, no bairro Bonsucesso.

Novos equipamentos

Os novos veículos adquiridos pela Prefeitura Municipal de Fortaleza para o PMPU são viaturas policiais que estarão circulando durante 24 horas nas áreas de cobertura do PMPU. São carros-xadrezes para o trabalho de ronda nos perímetros das torres. Os resultados positivos da prevenção e combate à violência na Capital tornaram necessário o emprego de viaturas que possam ser utilizadas na condução de pessoas presas ou detidas. O número de prisões efetuadas diariamente pelos agentes da GMF tem aumentado nos últimos meses com a intensificação das operações de blitze barreira e móvel.  Na semana passada, em menos de 24 horas, quatro foragidos da Justiça foram capturados pela Guarda nos bairros Jangurussu, Caça e Pesca e Vila Velha.

As novas motocicletas também serão empregadas nas áreas de cobertura das torres do PMPU. O coordenador do programa, vice-prefeito Moroni Torgan, ressalta que as motocicletas têm maior mobilidade nas operações constantes nos bairros da cidade e também causam maior visibilidade do policiamento  e mais sensação de segurança  para a população.

Hoje, a Guarda Municipal de Fortaleza passa por uma transformação, deixando de ter apenas a função de guarda patrimonial para se tornar uma forte e atuante ferramenta auxiliar dos órgãos da Segurança Pública Estadual na prevenção e combate  ao crime.  Em todas as áreas onde foram implantadas as Torres de Vigilância, as taxas de assassinatos caíram vertiginosamente. Em algumas comunidades, como as Goiabeiras, os números zeraram.

Publicidade
Mais Lidas
Leia Também