sete dias sem medo da notícia
Segurança Pública
Guarda Municipal de Fortaleza recebe novo armamento
Hoje, a GMF exerce importante trabalho na preservação da ordem pública de Fortaleza
São 100 pistolas de calibre 9 milímetros, de um total de 200 compradas pela GMF
Por : Fernando Ribeiro
23/12/20 11:55

A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) recebeu nesta quarta-feira (23), o primeiro lote de 100 pistolas, de um total de 200, que serão empregadas pela Guarda e, em especial, pelas patrulhas que atuam no Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU) da Prefeitura da Capital.  Também hoje foi concluído o Primeiro Curso de Formação de Instrutores de Tiro e Armamento da Corporação.

A solenidade aconteceu na sede da Secretaria de Segurança Cidadã (Sesec), em Messejana, onde também está  localizada a Academia da GMF, instituição inédita entre as guardas municipais do País e responsável pela formação profissional dos guardas municipais de Fortaleza.

Hoje, a GMF exerce um importante trabalho na preservação da ordem pública de Fortaleza, atuando nos campos da prevenção e combate à violência, em parceria com as forças regulares da Segurança do estado do Ceará; as polícias Civil, Militar e Penal, além da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com o secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza, coronel PM José Maria Barbosa Soares, no total serão 200 novas armas de fogo destinadas aos servidores da GMF. “Devido à pandemia, recebemos as armas em dois lotes de 100, cada um”.  Ele ressalta que todos os guardas passaram por cursos de prática de tiro e armamento e estão aptos para o uso das pistolas, que são todas de calibre 9 milímetros.

Mais Torres

Para 2021 existe a previsão de instalação de novas Torres de Vigilância do Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU), projeto capitaneado pelo vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan, e que revolucionou a segurança da Capital, com redução drástica dos indicadores da criminalidade (homicídios) em 10 bairros da Capital, considerados, até então, os mais violentos da cidade.  Com novas Torres, deverão ser abertos concursos para o ingresso de novos guardas municipais e a ampliação do efetivo da corporação.

Atualmente, 10 bairros de Fortaleza contam com Torres de Vigilância do PMPU: Jangurussu, Goiabeiras, Vila Velha, Barra do Ceará, Caça e Pesca,  Canindezinho, Bonsucesso, Coaçu (Por do Sol), Mondubim e Pan-Americano.  Em processo de finalização das obras estão previstas as Torres da Praia de Iracema, Beira-Mar e Santa Terezinha.  

LINKS PATROCINADOS