Guarda Municipal de Fortaleza amplia atuação na prevenção e combate à violência - CN7

Guarda Municipal de Fortaleza amplia atuação na prevenção e combate à violência

Ato ecumênico nesta quinta-feira encerrou as comemorações dos 60 anos da corporação

Guarda Municipal de Fortaleza amplia atuação na prevenção e combate à violência

Dezenas de guardas participaram do ato ecumênico na sede da GMF

12/07/2019 10:33

Um ato ecumênico marcou, nesta quinta-feira (11), o encerramento das comemorações dos 60 anos de fundação da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). A solenidade contou com a presença do vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan, que comanda o Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU).  O ato aconteceu na sede da Corporação, em Messejana.

A Guarda Municipal de Fortaleza  - fundada no dia 10 de julho de 1959 - está em processo de transformação, segundo Torgan.  Hoje atua em várias atividades na proteção à população da Capital cearense, desde o patrulhamento nos terminais de passageiros à vigilância de bairros através das Torres de Proteção Comunitária do PMPU. Atua também na fiscalização de trânsito, meio-ambiente, Ronda Escolar, vigilância de logradouros e prédios públicos municipais e do serviço de salva-vidas nas praias e lagoas da cidade.

Dentro do processo de transformação, a GMF vem aumentando e qualificando seu efetivo, com a criação de sua Academia de Ensino, destinada à formação e permanente  reciclagem dos servidores. O contingente que atua nas Torres de Vigilância do PMPU já foi treinado e autorizado pela Polícia Federal a usar armas de fogo, como pistolas e carabinas, além das armas menos-letais. O Grupo de Operações Especiais (GOE) e o Pelotão de Motopatrulhas foram também treinados e autorizados para o uso de armamento letal.

Redução da violência

Além da ampliação da rede de proteção nas escolas, terminais de passageiros e postos municipais de Saúde, a GMF tem se transformado num efetivo permanente de apoio à Segurança Pública, atuando na prevenção e combate à violência e à criminalidade na Capital, com o trabalho realizado nas comunidades que já contam com as Torres do PMPU já instaladas em seis bairros as cidade. São eles: Jangurussu, Goiabeiras, Vila Velha, Barra do Ceará, Caça e Pesca e Canindezinho.  Nessas seis áreas,  os crimes de homicídios foram reduzidos numa média geral de 66 por cento, segundo Torgan.  Até o próximo ano, a cidade vai contar com 20 Torres.

Serão beneficiados com as novas Torres bairros como: Conjunto José Walter, Aerolândia, Antônio Bezerra, Coaçu (CE-040), Edson Queiroz, Praia de Iracema, Centro, Varjota, Bonsucesso, Pirambu, Mondubim, Conjunto Esperança, Pan-Americano e Palmeiras/Sítio São João.

Mesmo com o encerramento oficial das comemorações tendo ocorrido nesta quinta-feira (11), uma exposição de equipamentos e serviços da Guarda Municipal de Fortaleza vai se prolongar até o próximo domingo (14), no North Shopping Jóquei (Avenida Lineu Machado, 419, bairro Jóquei Clube), de 10 às 22 horas.

Publicidade
Publicidade

LINKS PATROCINADOS