Grupo de manifestantes a favor de Trump invade o Capitólio nos EUA
O intuito dos apoiadores era interromper a sessão da contagem de votos

(Foto: Reprodução/GloboNews)
06/01/2021 17:46
Um grupo de apoiadores do presidente do Estados Unidos, Donald Trump, invadiu o Capitólio, sede do Congresso americano em Washington, nesta quarta-feira (6), durante a contagem dos votos que selaria a vitória de Joe Biden nas eleições norte-americanas. O intuito dos apoiadores era interromper a sessão da contagem de votos do Colégio Eleitoral.
De acordo com a imprensa norte-americana, durante a invasão, houve vandalismo e o grupo chegou a quebrar uma porta de vidro. A polícia tentou interromper a confusão utilizando gás lacrimogênio. Sem sucesso. Guardas foram feridos. Senadores e deputados que estavam no local da sessão, durante o ocorrido, foram retirados e levados para uma área segura do prédio. O vice-presidente, Mike Pence, que estava presidindo a sessão, foi retirado do Capitólio.
Como tudo começou
A invasão ao Capitólio aconteceu enquanto a Câmara e o Senado dos Estados Unidos debatiam sobre o acolhimento, ou não, uma objeção aos resultados do Arizona. Momentos antes da invasão, o presidente Donald Trump havia discursado em Washington e afirmado que não aceitaria o resultado eleitoral.
Após o grupo invadir o Capitólio, entretanto, Trump publicou uma mensagem nas redes sociais pedindo para que os protestos fossem pacíficos e que o povo confiasse na segurança do país.
O resultado da confusão
Por conta da invasão, a prefeita de Washington, Muriel Bowser, declarou toque de recolher na cidade a partir das 18h desta quarta-feira (ou 20h, no horário de Brasília). A medida valerá pelas próximas doze horas. Outra ação da prefeita foi o fechamento dos centros de testagem para a Covid-19 até esta quinta-feira (7).
Confira algumas fotos da invasão:
(Foto: Reprodução/GloboNews) (Foto: Manuel Balce Ceneta/AP) (Foto: Win McNamee/Getty Images/AFP)