Grande Fortaleza registra aumento na extrema pobreza entre 2015 e 2024
Informação é de comparação feita pelo portal UOL
04/12/2025 9:57
A Grande Fortaleza está entre as metrópoles que registraram crescimento no número de pessoas vivendo com renda per capita extremamente baixa no período entre 2015 e 2024. A informação é do UOL, publicada nesta quinta-feira (4), após comparação os dados do IBGE de 2015 com os divulgados na quarta-feira (2) na Síntese de Indicadores Sociais, que trouxe os números de 2024.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Segundo o site, a Grande Fortaleza (capital mais região metropolitana), teve "alta de 2,6 pontos percentuais entre 2015 e 2024, alcançando 6,8% da população — o equivalente a 348 mil pessoas. A Grande Fortaleza é a mais populosa do Nordeste, com 3,9 milhões de habitantes".
Siga o canal do CN7 no Telegram
Motivo
"A inflação oficial em 2024 tende a ser maior nas grandes cidades, sem contar a predominância de empregabilidade muito baixa ou apenas no setor informal, que remunera com valores reduzidos", explicou para o UOL João Mário de França, professor do programa de pós-graduação em economia da UFC (Universidade Federal do Ceará) e pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Ainda para o UOL, João Mário ressaltou outros fatores. "Os extremamente pobres dessas grandes cidades vivem em moradias precárias, em áreas de risco, sujeitas a desastres ambientais e carentes de infraestrutura e serviços públicos, como postos de saúde, escolas, creches e transporte público - o que causa ainda mais exclusão social".