Governo do Ceará entrega kits para Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher - CN7

Governo do Ceará entrega kits para Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher

A solenidade de entrega foi realizada no Palácio da Abolição

Governo do Ceará entrega kits para Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher

(Foto: Thiago Gaspar/Governo do Ceará)

04/08/2025 14:51

O Governo do Estado entregou, nesta segunda-feira (4), kits aos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher de 84 municípios cearenses. A solenidade de entrega, que também marca o Agosto Lilás, foi realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com a participação da vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero; da secretária das Mulheres, Lia Gomes; além de prefeitos (as), conselheiros (as); entre outras autoridades e lideranças.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Os kits dispõem de computador, mesa, cadeira, Cartilha da Mulher Cearense e folders educativos para prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. A vice-governadora parabenizou a atuação das mulheres organizadas e dos Conselhos que, segundo ela, é fundamental para o avanço das políticas públicas. "Essa é uma iniciativa para equipar, dando mais força para participação da sociedade civil, mas também a essa instância colegiada que faz o acompanhamento das políticas públicas, e que em alguns municípios é também um ponto focal de apoio na proteção às nossas mulheres", detalhou.

O Conselho é um órgão de participação e controle social que tem, entre suas atribuições, o papel de formular, fiscalizar e controlar a execução de políticas públicas que visem garantir os direitos das mulheres no âmbito municipal. Atualmente, são 130 Conselhos Municipais em todo o Ceará.

Nesse sentido, outra estratégia é implantar novos equipamentos municipais e estaduais em todo o Ceará. "Estamos buscando ampliar de uma maneira acelerada também as Casas Municipais [da Mulher]. As unidades abertas já estão recebendo mulheres. As pesquisas mostram que as mulheres que procuraram ajuda, que solicitam medida protetiva, têm menos chances de sofrer feminicídio", destaca a secretária das Mulheres, Lia Gomes.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Atualmente, o Ceará tem 60 equipamentos vinculados à rede: uma Casa da Mulher Brasileira, três Casas da Mulher Cearense, 26 Casas Municipais da Mulher, 19 Salas Lilás e 11 Delegacias de Defesa da Mulher.

Confira foto do kit entregue:

Publicidade
Publicidade
CAU-BANNER-SITE-SEU-IPTU-SALVA-UMA-VIDA-300X300-V02

LINKS PATROCINADOS