Governo do Ceará anuncia mais de 28 mil vagas em cursos profissionalizantes - CN7

Governo do Ceará anuncia mais de 28 mil vagas em cursos profissionalizantes

Vagas serão destinadas a partir dos projetos Qualificar + e Incluir+

Governo do Ceará anuncia mais de 28 mil vagas em cursos profissionalizantes

19/09/2025 15:02

O Governo do Ceará anunciou, nesta sexta-feira (19), a abertura de mais de 28 mil vagas em cursos profissionalizantes. Serão 24.400 vagas através do Projeto Qualificar +, a partir de parceria entre a Secretaria do Trabalho (SET) e Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), e 4.250 pelo Projeto Incluir +, parceria da SET com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Com meta de inserção de mercado estipulada em 10% dos alunos matriculados, as oportunidades foram anunciadas pelo governador Elmano de Freitas; pelo secretário estadual do Trabalho, Vladyson Viana; presidente do Centec, Cleyton Monte, e pelo presidente do IDT, Raimundo Ângelo.

Siga o canal do CN7 no Telegram

A iniciativa reforça o compromisso do Estado em incentivar a capacitação de trabalhadores e ampliar as chances de inserção no mercado de trabalho. “Nós vamos garantir cursos de formação para o nosso povo. Já criamos mais de 140 mil empregos nesses últimos anos, estamos com um dos menores índices de desemprego da nossa história, mas queremos garantir ainda mais oportunidade para o povo cearense”, afirmou o governador Elmano durante o anúncio. ”Estamos garantindo o investimento de praticamente R$ 28 milhões, com mais de 28 mil vagas, para que você possa fazer a sua formação”.

Elmano de Freitas destacou, ainda, que as vagas foram criadas de acordo com a demanda identificada no mercado. “É para você fazer a sua formação, se preparando para a vaga que tem no mercado de trabalho. Porque é muito importante a pessoa saber que no mercado tem espaço para ela. Estamos aproximando cada vez mais a formação para o emprego e as vagas criadas no mercado de trabalho”, apontou.

A seleção dos cursos foi baseada em uma análise das demandas do mercado de trabalho, visando preparar os trabalhadores cearenses para as oportunidades que surgem continuamente no estado.

Os interessados em uma das vagas, precisam se inscrever através dos sites idt.org.br e centec.org.br.

Qualificar +

Entre 2024 e 2025, na primeira etapa do projeto, foram qualificados mais de 16 mil cearenses, fortalecendo a geração de emprego, renda e empreendedorismo, a partir de cursos alinhados às demandas do mercado.

O Qualificar+ oferece 170 turmas, com 25 alunos cada, distribuídas em municípios de todas as regiões do estado. Os cursos estão organizados em cinco eixos estratégicos: Indústria 4.0; Tecnologias Emergentes; Agroecologia, Agroindústria e Produção Industrial; Hospitalidade e Sustentabilidade.

O presidente do Instituto Centec, Cleyton Monte, reforça que esta é a expansão de um projeto exitoso que trouxe bons resultados para Fortaleza e região metropolitana, com trilhas formativas de transformação digital e social. “A ideia, agora, é levar o projeto para as 14 macrorregiões do Estado, possibilitando que diferentes grupos, como mulheres, povos indígenas, quilombolas, jovens, agricultores possam ter acesso a formação de ponta nos mais diferentes municípios, distritos e comunidades do Ceará”.

Incluir+

O Projeto tem como objetivo oportunizar cursos de formação profissional que promovam a inclusão socioprodutiva dos trabalhadores, com foco na geração de renda e na sustentabilidade.

“Nós estamos com o mercado de trabalho aquecido aqui no Ceará e estamos, hoje, assinando esse termo com o governador. São trabalhadores que vão ser qualificados de acordo com a demanda do mercado de trabalho”, argumenta o presidente do IDT, Raimundo Angelo. “Vamos qualificar o maior número possível de trabalhadores. A nossa ideia é cada vez mais facilitar o ingresso no mercado de trabalho”, conta, acrescentando que além do curso, caberá ao IDT orientar e encaminhar para o mercado de trabalho.

Com 7.424 postos de trabalho, o Ceará despontou no mês de julho como o segundo maior gerador de empregos do Nordeste, atrás somente da Bahia (9.436). O número representa 19% do saldo do Nordeste, e são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Publicidade
Publicidade

LINKS PATROCINADOS