Governador Elmano prevê entrega da Transnordestina até o primeiro semestre de 2027
Expectativa é que o avanço ocorra por lotes, com entregas de 50km a cada 3 ou 4 meses
(Foto: Tiago Stille/Governo do Ceará)
30/01/2026 15:45
O governador Elmano de Freitas afirmou que a previsão é que as obras da Ferrovia Transnordestina sejam concluídas até o primeiro semestre de 2027. A declaração foi dada durante coletiva realizada nesta sexta-feira (30), após visita técnica aos trechos em execução nos municípios de Aracoiaba, no Maciço de Baturité, e Piquet Carneiro, no Sertão Central.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Segundo Elmano, a expectativa é que o avanço do projeto ocorra por lotes, com entregas estimadas de cerca de 50 quilômetros a cada três ou quatro meses. "A previsão daqui em diante é que a cada três, quatro meses um lote na prática está sendo entregue, porque cada lote é mais ou menos 45, 50 quilômetros", afirmou.
O governador ponderou, no entanto, que o cumprimento do cronograma depende de condições como o período chuvoso. "Isso tudo é previsão, depende também de chuva, como vai estar o nosso inverno, se a obra avança mais, avança menos", disse.
De acordo com o Governo do Estado, a Fase 1 da Transnordestina está com 80% de execução e abrange 326 quilômetros em território cearense, ligando Piquet Carneiro ao Porto do Pecém. A etapa corresponde ao trecho entre Paes Landim, no Piauí, e o litoral cearense, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2027.
Durante a agenda, Elmano vistoriou o início das obras nos lotes 9 (Aracoiaba–Baturité) e 10 (Caucaia–Aracoiaba), que somam 97 quilômetros e abrangem municípios como Baturité, Aracoiaba, Redenção, Acarape, Guaiúba, Palmácia, Maranguape e Caucaia. Esses trechos receberam investimento de R$ 2 bilhões, por meio do Novo PAC, em dezembro de 2025.
A visita também incluiu o lote 5, que atende os municípios de Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Quixeramobim e está em fase de execução da superestrutura.
Atualmente, são oito trechos em obras no Ceará, entre Pecém e Acopiara. A ferrovia terá 1.206 quilômetros de extensão na linha principal e outros 73 quilômetros em linhas secundárias, cruzando 53 municípios entre Eliseu Martins (PI) e o Porto do Pecém (CE), sendo 28 deles em território cearense.
Siga o canal do CN7 no Telegram
No Estado, também estão previstos três terminais de cargas em Missão Velha, Iguatu e Quixeramobim. Neste último, será instalado o Porto Seco José Dias de Macêdo, voltado para armazenagem, movimentação e despacho aduaneiro de cargas.