Governador Elmano nomeia Herbet Gonçalves como novo Procurador-Geral de Justiça
O ato será publicado no Diário Oficial desta segunda (29)
(Foto: reprodução/MPCE)
29/12/2025 17:50
O governador Elmano de Freitas anunciou, por meio das redes sociais, a escolha do Promotor de Justiça, Herbet Gonçalves Santos, para o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Ceará (MPCE) – Biênio 2026-2027. Ele assume o cargo no próximo dia 06 de janeiro no lugar do atual Procurador-Geral, Haley de Carvalho. O ato será publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (29).
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
"Informo que estou nomeando o Promotor de Justiça Herbet Gonçalves Santos para o cargo de Procurador-Geral de Justiça para mandato de 2 anos, a partir de 6 de janeiro de 2026. O ato será publicado no Diário Oficial de hoje. Desejo a ele muito sucesso na missão, e agradeço o atual Procurador-Geral, Haley de Carvalho, pelo trabalho realizado nos últimos dois anos", escreveu o governador Elmano.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Herbet Gonçalves foi um dos escolhidos pela Comissão Eleitoral do Ministério Público do Ceará para compor a lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça. Ele recebeu 204 votos. Além dele, também compuseram a lista tríplice o atual procurador-geral de Justiça, Haley de Carvalho Filho, que recebeu 307 votos; e o procurador de Justiça, Luciano Percicotti Santana, que obteve 77 votos.
Confira o anúncio do governador Elmano de Freitas:

Sobre o novo procurador
Natural de Juazeiro do Norte, o promotor de Justiça Herbet Gonçalves Santos ingressou no Ministério Público do Ceará em setembro de 2014, com passagem pelas comarcas de Jaguaribe e outras unidades do Vale do Jaguaribe. Foi promovido para a comarca de entrância intermediária de Iguatu, também respondendo por cidades da região Centro-Sul. Depois, foi promovido para a entrância final, em Fortaleza, onde atualmente atua na Promotoria de Justiça de Combate às Organizações Criminosas, com foco em enfrentamento estratégico e institucional.
Foi presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) de 2021 a 2025. Também tem experiência como conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) do Ministério da Justiça, com participação na formulação e avaliação das políticas criminais e penitenciárias em âmbito nacional, e como membro colaborador do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em comissões e grupos temáticos voltados ao aperfeiçoamento da atuação ministerial e de políticas públicas. Como homenagens, recebeu o título de cidadão de Fortaleza e de Orós.
De 2012 a 2014, foi defensor público na Defensoria Pública do Estado do Ceará. Entre 2009 e 2012, foi procurador do Estado do Amapá, desempenhando a representação judicial e consultiva do Estado, com atuação em demandas estratégicas. Entre 2005 e 2009, trabalhou como advogado com causas na advocacia privada em litígios e consultoria jurídica.