Governador Elmano entrega primeira licença ambiental a empresa de hidrogênio verde
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Governador Elmano entrega primeira licença ambiental a empresa de hidrogênio verde

Fortescue anunciou investimento de 5 bilhões de dólares no projeto

(Foto: Thiago Gaspar/Governo do Ceará)

10/11/2023 17:19

O governador Elmano de Freitas entregou, nesta sexta-feira (10), a primeira licença prévia a uma empresa de produção de hidrogênio verde no Ceará. O documento foi entregue à Fortescue. Na oportunidade, também foi assinado o projeto de lei que permite a renovação da cessão do uso dos terrenos do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) que serão utilizados na implantação do projeto, ampliando para 40 anos, com possibilidade de renovação por igual período. A reunião contou com a presença do chairman e fundador da empresa, Dr. Andrew Forrest; de parte do secretariado estadual; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão; além dos senadores Augusta Brito (PT) e Cid Gomes (PDT).

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

"Nós temos trabalhado, há um bom tempo, para garantirmos que o Ceará se transforme em um polo mundial de produção de hidrogênio verde. E hoje, nós apresentamos o esforço do Estado para que esses projetos possam se concretizar. Ontem, dia 9, tivemos uma reunião com o presidente Lula sobre o assunto, que nos colocou em uma situação muito favorável para a produção do hidrogênio verde", disse Elmano de Freitas. "Então, hoje nós entregamos à Fortescue a licença prévia ambiental, aprovada no Conselho Estadual do Meio Ambiente, após análises técnicas e criteriosas realizadas pela Semace (Superintendência Estadual do Meio Ambiente)", completou.

A multinacional é uma das quatro empresas que possuem pré-contrato assinado com o Governo do Ceará para produção de H2V no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. 

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Até o momento, estado do Ceará assinou 34 memorandos de entendimento com empresas nacionais e internacionais para a cadeia de produção do hidrogênio verde no CIPP, e quatro pré-contratos assinados. A sinalização é de que os investimentos possam passar de R$ 145 bilhões no Ceará.

LINKS PATROCINADOS