Governador Elmano defende autonomia da PF no combate ao crime organizado
Elmano afirmou que "a Polícia Federal precisa ser fortalecida e não enfraquecida"
(Foto: Carlos Gibaja/Governo do Ceará)
11/11/2025 18:04
O governador Elmano de Freitas se manifestou nesta terça-feira (11) em defesa da autonomia da Polícia Federal (PF) nas investigações contra o crime organizado. Em publicação nas redes sociais, ele afirmou que "a Polícia Federal precisa ser fortalecida e não enfraquecida" e defendeu a independência da instituição para atuar em todo o país.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
A declaração ocorreu após críticas ao relatório do deputado Guilherme Derrite (PP-SP) sobre o projeto de Lei Antifacção, em análise na Câmara dos Deputados. O texto inicial do relator havia sido questionado pelo Governo Federal e pela própria PF, que consideraram que a proposta restringia a atuação da corporação em investigações sobre o crime organizado.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Em nota, a Polícia Federal classificou a medida como um retrocesso, afirmando que ela poderia inviabilizar operações como a que apurou o uso de postos de combustíveis pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) para lavagem de dinheiro.
Voltou atrás
Diante das reações, Derrite — que está licenciado do cargo de secretário de Segurança Pública de São Paulo — modificou o artigo 11 do projeto, permitindo que a PF realize operações conjuntas com as polícias estaduais sem a necessidade de autorização dos governadores. O deputado afirmou ter incorporado as alterações "em nome da relevância da pauta e do processo democrático", após ouvir parlamentares, magistrados, membros do Ministério Público e agentes de segurança.