Governador Elmano busca novos investimentos para energias renováveis em viagem à China
Gestor pretende trazer novos investimentos em energias renováveis e habitações
(Foto: Carlos Gibaja/Governo do Ceará)
07/09/2023 14:57
O governador Elmano de Freitas (PT) embarca nesta quinta-feira (7) para a China, onde terá compromissos até o dia 16 de setembro. O chefe do executivo cearense tem extensa agenda de reuniões e visitas com foco na captação de novos investimentos para o Ceará, com destaque para a área de energias renováveis e desenvolvimento de tecnologias para a produção do Hidrogênio Verde.
Em um de seus compromissos, Elmano visitará a fábrica e a usina de H2 do Citic Group Corporation, que também trabalha em parceria com outros governos brasileiros, como, por exemplo, o Rio Grande do Norte. O chefe do Executivo cearense visitará, ainda, o Parque Eólico de Fuzhou, capital da província de Fujian, além de ir ao Porto de Xiamen e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) da China.
Além de visitas institucionais, Elmano de Freitas participará de uma reunião no Novo Banco de Desenvolvimento, ou Banco dos Brics, como é conhecido. A instituição foi criada pelos países pertencente ao bloco econômico composto por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul. Atualmente, o banco é presidido pela ex-presidente da República, Dilma Rousseff.
Outros projetos
Ao ser questionado sobre planos para sua viagem à China, na última segunda-feira (4), Elmano pontuou que além de novos investimentos e negociações na área de energias renováveis, projetos de habitação também serão tema da viagem.
"Estamos para fechar uma parceria, com a possibilidade de, além do "Minha Casa, Minha Vida", realizar iniciativas na área da habitação para a Capital e para o Interior. Quando voltarmos teremos mais detalhes sobre isso", disse.
Segunda visita
Essa é a segunda visita do governador cearense ao país asiático em menos de um ano. Na primeira vez, que ocorreu em abril deste ano, Elmano acompanhou o presidente da Lula em viagem diplomática à China.