Golpe da CNH: entenda como funciona e saiba como se proteger
A mensagem, induz a pessoa a acessar um site
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
24/02/2025 17:45
Com notificações falsas sobre suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o novo golpe tem feito cada vez mais vítimas em todo o país. As mensagens enviadas pelos golpistas simulam notificações emitidas pelos órgãos estaduais de trânsito (Detran) que sugerem que o motorista perderá o documento.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
A mensagem fraudulenta diz que há uma notificação relacionada ao documento da pessoa em sua conta no sistema do governo federal. A mensagem, que é enviada até mesmo para quem não tem carteira de motorista, induz a pessoa a acessar um site para supostamente obter mais detalhes.
Ao clicar no link, rapidamente a vítima é direcionada para um site falso da Carteira Digital de Trânsito e é levada a preencher seus dados em uma página, também falsa, do gov.br. A página falsa é desenvolvida com identidades visuais muito similares aos originais, dificultando a identificação da fraude por pessoas menos familiarizadas com a tecnologia.
Ao acessar o site falso, a vítima é solicitada a fornecer dados pessoais como CPF, nome completo, data de nascimento e informações da própria CNH. Após a coleta dos dados, o sistema apresenta uma tela com supostas infrações de trânsito e valores a serem pagos para a falsa regularização do documento.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Como se proteger:
- Ignore todos os e-mails ou mensagens de texto com links ou solicitações de dados, pois os Detrans não usam essas ferramentas para comunicações com motoristas
- Observe se os links terminam com ".tax" e não com o final ".gov.br"
- Os textos enviados não seguem padrão de mensagens oficiais
- E sempre que receber uma mensagem sobre sua CNH, entre diretamente no site do Detran do seu estado, digite você mesmo o endereço do site na barra do navegador, sem usar o link recebidos por mensagens.