Gleisi Hoffmann diz que Fortaleza é prioridade para o PT nas eleições
Gleisi cumpre agenda no Ceará nesta sexta (12) e sábado (13)
(Foto: reprodução/Instagram)
12/07/2024 20:04
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou, nesta sexta-feira (12), que Fortaleza é uma das prioridades do partido nas eleições municipais deste ano. A deputada federal demonstrou otimismo com a possibilidade da sigla voltar a governar uma capital brasileira. Ela ainda declarou que a ex-prefeita Luizianne Lins deve entrar na campanha de Evandro Leitão ao Paço Municipal.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
"Nós, infelizmente, em 2020, não elegemos prefeito em nenhuma capital do País, acho que esse ano a gente muda o quadro. A tendência é que nós tenhamos uma performance melhor, não só em termos de capitais, mas em termos gerais. E obviamente que Fortaleza é uma das prioridades nacionais. Eu diria que hoje, no Nordeste, Fortaleza oferece uma grande perspectiva do PT vir a governar uma capital", avaliou.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Ao ser questionada sobre a participação de Luizianne Lins na campanha de Evandro Leitão para Prefeitura de Fortaleza, Gleisi afirmou que a ex-prefeita vai entrar na campanha do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). "Ela com certeza é importante. Aqui, foi prefeita e tenho certeza de que ela vai ter esse senso de estar junto e de responsabilidade no processo da campanha", disse.
Vice de Evandro
Ainda durante a coletiva, Gleisi Hoffmann declarou preferência por uma mulher para compor a vice na chapa de Evandro Leitão. Porém, destacou que a decisão será baseada em estratégias políticas e matemáticas.
"Além de uma estratégia política, a escolha do vice é também uma estratégia matemática. Precisamos analisar qual soma é mais vantajosa para vencer a eleição. Esse é o objetivo: ganhar a eleição", afirmou.
Eleições do PT
Outro tema abordado, durante a coletiva, foi as eleições para presidência nacional do PT. Dois nomes despontam como possíveis substitutos de Gleisi Hoffmann: o prefeito de Araraquara, Edinho Silva; e o líder do Governo na Câmara, José Guimarães. Nos bastidores, lideranças do Nordeste reivindicam maior representação na diretoria do partido.
"Após a eleição de outubro, iniciaremos o processo de construção da sucessão no PT. Temos dois nomes em consideração, talvez mais, mas considero legítima a reivindicação do Nordeste por uma presença mais forte na direção do partido. É aqui que temos os melhores resultados eleitorais, com quatro governadores e uma bancada forte. Obviamente, Guimarães tem plenas condições de assumir essa função", afirmou.
Assista aos vídeos:
- Fortaleza prioridade para o PT
- Luizianne Lins na campanha de Evandro Leitão
- Eleições para presidência nacional do PT