Gleisi Hoffmann demite indicado de Moses em retaliação que agrada Guimarães
A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta terça (14)

(Foto: reprodução/Instagram)
14/10/2025 15:14
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, iniciou uma série de exonerações de cargos indicados por deputados que votaram contra o governo na Medida Provisória (MP) do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Entre os atingidos está Alex Renan de Sousa Galvão, exonerado do cargo de diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção do DNOCS, indicação do deputado federal Moses Rodrigues (União Brasil).
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
A decisão, formalizada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, segue a orientação de Gleisi, que anunciou uma "reorganização da base governista no Congresso Nacional" após a derrota da MP, que perdeu validade sem votação na Câmara. A ministra afirmou que as mudanças tem o aval do presidente Lula e mira parlamentares de siglas como PP, PSD, Republicanos, União Brasil e MDB.
"Vamos reorganizar a base e fazer as mudanças necessárias, com responsabilidade. Quem quiser estar no governo deverá ser voto do governo", declarou Gleisi em entrevista ao portal Metrópoles.
A movimentação representa um ajuste político para reforçar a fidelidade da base aliada após a resistência de parte do Centrão em aprovar a MP, considerada crucial para equilibrar a arrecadação federal.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Embora Moses Rodrigues mantenha boa relação com o PT no Ceará, sua posição contrária ao governo na votação resultou na perda de espaço em cargos federais. A medida também tende a fortalecer aliados mais próximos de Lula, como o deputado José Guimarães, líder do governo na Câmara.
Confira foto:
