sete dias sem medo da notícia
Compromisso
Genecias Noronha critica pontos da Nova Previdência sobre aposentadoria rural
Genecias Noronha
Por : Redação CN7
04/04/19 11:28

O deputado federal Genecias Noronha (SD-CE) diverge de alguns pontos da Nova Previdência, deixando isso claro ontem (3), quando da reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Por exemplo, a proposta de que idosos que não contribuíram e não têm condições de se manter poderão receber o benefício que garante um salário mínimo depois dos 70 anos. Hoje, a idade mínima é de 65 anos.

Como compensação, o idoso a partir dos 60 anos poderá receber o valor mensal de R$ 400. Nada mudará para deficientes. A alteração no benefício tem sido um dos pontos mais criticados pelo Congresso e por Genecias.

As mudanças em regras para aposentadoria rural, a capitalização (sistema no qual cada trabalhador poupa para sua aposentadoria) e a desconstitucionalização, que permite que futuras propostas de alteração na Previdência sejam feitas por meio de projeto de lei e não de PEC (Proposta de Emenda Constitucional), que exige mais votos para aprovação, também estão na mira do deputado do Solidariedade.

Em tempo

Em relação às proposições de mudanças para aposentadoria rural, o ministro afirmou que a ideia é minimizar que pessoas que vivem em ambientes urbanos possam aderir a esta modalidade de aposentadoria. “Como é que pode ter 6 milhões de pessoas no campo e 9 milhões de pessoas recebendo?”, questionou.

LINKS PATROCINADOS