Fortaleza vai contar com 20 torres blindadas de vigilância até o fim do ano

Diversos bairros da Capital, Centro e orla marítima receberão reforço na segurança

Vice-prefeito Moroni Torgan, esteve em contato com a população do Dendê

22/03/19 11:20

Até o fim deste ano, Fortaleza deverá contar com 20 torres do Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU), iniciativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) que visa resgatar a cidadania e a paz nas áreas mais vulneráveis à violência na Capital cearense.  Bairros como Edson Queiroz, Canindezinho, Aerolândia, Bonsucesso, Coaçu, Mondubim, Varjota e Antônio Bezerra, além do Centro da cidade e a orla marítima, ganharão Células de Proteção de Proteção Comunitária.

O idealizador e coordenador executivo do PMPU, vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan, visitou, entre quarta e quinta-feira (20 e 21) duas das diversas comunidades que receberão o equipamento. Na quarta, esteve na comunidade do Dendê, no bairro Edson Queiroz (fotos), oportunidade em que conversou com os moradores e comerciantes locais e constatou a expectativa da população pela implantação do PMPU.

Na quinta-feira, Moroni esteve no Canindezinho (fotos), onde está sendo finalizada a obra de construção da Torre blindada de proteção. À exemplo do Dendê, a população daquele bairro aplaude e aguarda com expectativa e otimismo a chegada do PMPU, que deve dar maior segurança aos cidadãos.

Os moradores estão certos de que com a inauguração da Torre blindada de Vigilância ali a população estará mais segurança com o trabalho que será desenvolvido pela Guarda Municipal de Fortaleza, em parceria com a Polícia Militar.

Ademais de proporcionar a segurança, o programa prevê também a oferta de serviços de assistência social no Espaço da Cidadania, como a emissão de documentos públicos, mediação de conflitos, realização de cursos profissionalizantes, encaminhamento ao primeiro emprego e assistência a dependentes químicos e suas famílias e outros serviços.

Inauguração

Para o próximo mês, está marcada a inauguração da sexta Célula de Proteção Comunitária, a Torre blindada cuja construção está sendo finalizada no bairro Canindezinho.  Ali, o trabalho da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) já está acontecendo antes mesmo do início das atividades de vigilância da Torre.  No fim de semana passado, uma equipe da GMF, do Grupo de Operações Especiais (GOE) realizou rapidamente a apreensão de dois adolescentes infratores que haviam praticado um crime de roubo (assalto) em um mercadinho, fazendo reféns.

Cinco comunidades da Capital já contam com os serviços de proteção urbana e cidadania do PMPU e nestas já foi comprovada uma acentuada queda dos índices criminais relativos aos homicídios, latrocínios, lesões corporais e roubos. São torres de vigilância e Espaços da Cidadania implantados nas comunidades do Jangurussu, Goiabeiras, Vila Velha, Barra do Ceará e Caça e Pesca.

VEJA A VISITA DE MORONI AO CANINDEZINHO:

LINKS PATROCINADOS