Fortaleza receberá cinco encontros do G-20 no próximo ano

Fortaleza receberá as reuniões ministeriais nos meses de junho, julho e outubro

(Foto: Ricardo Stuckert)

01/12/23 17:42

Fortaleza sediará, em 2024, cinco encontros do G-20, que reúne os países com as maiores economias do mundo. No encontro, os Estados-membros debatem iniciativas econômicas, políticas e sociais através de diversas reuniões setoriais. Durante os meses de junho, julho e outubro, a capital cearense receberá as reuniões ministeriais e os grupos de trabalho, que formularão e debaterão as políticas centrais para o planeta.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

Entre os dias 10 a 12 de junho, Fortaleza sediará a 3ª Reunião Técnica GT Arquitetura Financeira Internacional. Em julho, dos dias 22 a 26, haverá a 4ª Reunião Técnica e a Reunião Ministerial do GT de Empregos. Em outubro, a 4ª Reunião Técnica e a Reunião Ministerial do GT de Educação acontecem nos dias 28 a 30.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

“É um orgulho e também uma grande responsabilidade que nossa cidade seja sede para os debates do G20. Somos a maior capital do Nordeste, lideramos o PIB na nossa região, nos destacamos pelo potencial turístico e pelos esforços de capacitação e geração de emprego e renda. Queremos fortalecer ainda mais nosso potencial para desenvolvimento e inclusão, projetando Fortaleza como cidade global”, destacou o prefeito de Fortaleza, José Sarto.

G-20

O grupo, criado em 1999, é formado por 19 países dos cinco continentes, além da União Africana (recém-admitida) e União Europeia, abrangendo nações desenvolvidas e em desenvolvimento. Juntos, os membros do grupo correspondem a 85% do PIB do planeta e dois terços da população mundial.

O ponto alto da reunião será a cúpula realizada nos dias 18 e 19 de novembro de 2024 no Rio de Janeiro. Como parte da preparação para a cúpula, serão realizadas mais de 100 reuniões dos grupos de trabalho e forças-tarefa que compõem o G20, tanto presenciais quanto virtuais, em nível técnico e ministerial, nas cidades-sede das cinco regiões do país, incluindo Fortaleza.

Durante este período, serão discutidos assuntos prioritários do governo, incluindo o combate à fome, pobreza e desigualdade, as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) e a reforma da governança global. Uma novidade apresentada pelo novo mandato é o G20 Social, espaço de participação e contribuição da sociedade civil nas discussões e formulações de políticas relacionadas à Cúpula.

LINKS PATROCINADOS