Fortaleza receberá 1 milhão de dólares para investir em ciclofaixas
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Fortaleza receberá 1 milhão de dólares para investir em ciclofaixas

Fortaleza ficou em primeiro lugar entre dez cidades selecionadas para o projeto Bici

(Foto: reprodução/Instagram)

02/06/2023 14:31

O município de Fortaleza ficou em primeiro lugar entre as dez cidades selecionadas para o projeto Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (Bici), da Bloomberg Philanthropies, que busca tornar a utilização das bicicletas cada vez acessível aos residentes, contribuindo na redução das emissões de gases com efeito de estufa. O resultado, divulgado nesta sexta-feira (2), foi comemorado pelo prefeito José Sarto (PDT).

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

Fortaleza e os demais municípios selecionados receberão financiamento para promover inovações na infraestrutura cicloviária existente e assistência técnica na concepção de novas ciclovias e ciclofaixas pelos próximos três anos. Como primeiro lugar mundial, Fortaleza também é a única cidade brasileira selecionada pelo Bici e vai receber 1 milhão de dólares em investimentos nas estruturas cicláveis.

"É um imenso orgulho ver Fortaleza em primeiro lugar entre as dez cidades selecionadas, pois estamos trabalhando forte para incentivar a ciclomobilidade na cidade, investindo em inovação para promover a saúde e o bem-estar de nossos moradores. Com esse investimento, vamos implantar 180 quilômetros de ciclofaixas e alcançar a marca de 600 quilômetros na Capital. Temos hoje 192 estações do Bicicletar e chegaremos a 210 até 2024", celebrou Sarto.

A proposta da capital cearense envolve não apenas a qualificação da malha cicloviária da cidade, mas também uma série de ações inovadoras para o modal, buscando o desenvolvimento de uma política pública viária baseada em dados e preocupada com o bem-estar do ciclista. Dentre os critérios de seleção, foram avaliadas as propostas mais ambiciosas e inovadoras para o segmento.

Proposta de Fortaleza

O objetivo da proposta de Fortaleza – liderada pelo Laboratório de Inovação de Fortaleza, da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), em conjunto com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) - é conectar e proteger suas infraestruturas cicloviárias e chegar a um total de 600 km até 2026, tornando a utilização das bicicletas cada vez mais fácil e segura aos residentes, priorizando perfis mais vulneráveis.

O trabalho será apoiado em quatro eixos: revisão de parâmetros, desenho de infraestruturas, dados e engajamento. A meta é construir uma visão comum de cidade ciclável, alcançando uma maior adesão de públicos mais diversos.

Além do financiamento para viabilizar essas propostas, a capital cearense receberá assistência técnica da GDCI no desenvolvimento de projetos, design de instalações para ciclismo, coleta de dados e envolvimento dos residentes.

Conquistas

Avançando na priorização dos modos de transporte sustentáveis, a Prefeitura de Fortaleza bateu recorde na implantação da malha cicloviária nos últimos anos. Atualmente, a cidade possui 419,2 km de deslocamento seguro para o ciclista, um aumento de 516% quando comparado aos 68 km de infraestrutura existentes no final de 2012. A ampliação reflete significativamente na qualidade de vida e segurança para os usuários mais vulneráveis.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

De acordo com o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), Fortaleza é a capital brasileira onde as pessoas vivem mais próximas à infraestrutura cicloviária com 51% dos habitantes morando a menos de 300 metros de alguma ciclovia, ciclofaixa, ciclorrota ou passeio compartilhado. Além dos espaços exclusivos para a circulação dos usuários de bike, a cidade possui também 192 estações do Bicicletar e 12 do Mini Bicicletar. São mais de 1.300 bicicletas para atender mais de 400 mil usuários cadastrados.

LINKS PATROCINADOS