Fortaleza aciona a Justiça para reconhecimento de vitória por W.O. sobre o Colo-Colo - CN7

Fortaleza aciona a Justiça para reconhecimento de vitória por W.O. sobre o Colo-Colo

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, também defendeu o W.O favorável ao Leão

Fortaleza aciona a Justiça para reconhecimento de vitória por W.O. sobre o Colo-Colo

(Foto: Matheus Lotif/Fortaleza EC)

11/04/2025 17:00

O Fortaleza acionará juridicamente a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para solicitar o reconhecimento da vitória por W.O. contra o Colo-Colo, do Chile, em partida válida pela segunda rodada da fase de grupos da Taça Libertadores da América. O clube cearense alega que houve descumprimento de dispositivos do Código Disciplinar e do Regulamento de Segurança da entidade, e prepara um dossiê com base nessas normas.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

A ação tem o aval da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que também oficializou pedido à Conmebol para que o Fortaleza seja declarado vencedor do jogo pelo placar de 3 a 0. A justificativa está amparada no artigo 24 do Código Disciplinar, que prevê esse desfecho quando uma equipe é considerada responsável por fatos que impeçam a realização ou continuidade de uma partida.

A partida foi interrompida por volta dos 20 minutos do segundo tempo, quando o placar estava em 0 a 0. Após a invasão do gramado por torcedores no Estádio Monumental David Arellano, em Santiago, o elenco do Fortaleza deixou o campo. Pouco depois, a Conmebol determinou o cancelamento da partida.

Além da nota da CBF, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, também se pronunciou sobre o episódio, lamentando os atos de violência e as mortes de dois torcedores chilenos nos arredores do estádio. Em sua fala, Infantino demonstrou apoio para que sejam aplicadas punições conforme o regulamento da competição.

Confira nota do presidente da Fifa, Gianni Infantino:

Em nota, o Fortaleza lamentou os episódios de violência no estádio, se solidarizou com as vítimas e reafirmou que seu departamento jurídico trabalha para que as punições previstas sejam aplicadas, com o objetivo de coibir novos episódios semelhantes no futuro.

Siga o canal do CN7 no Telegram

A CBF informou que entrou em contato com o clube logo após a suspensão da partida, prestando suporte institucional. Ainda na madrugada de sexta-feira (11), enviou ao diretor de competições da Conmebol, Fred Nantes, um documento defendendo os interesses do clube cearense. Na manhã do mesmo dia, formalizou a denúncia junto aos órgãos judiciais da entidade sul-americana, sustentando a tese de vitória por W.O. com base nos artigos 6, item 3, “g”, e 24, item 2, do Código Disciplinar da Conmebol.

Confira nota da CBF:

"A CBF lamenta profundamente a morte dos dois torcedores chilenos e os episódios de violência ocorridos na partida entre Colo-Colo e Fortaleza, realizada na quinta-feira (10), em Santiago, pela Libertadores. Logo após a suspensão da partida, a entidade manteve contato com o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, dando todo o suporte necessário ao clube desde então.

A CBF informa também que enviou, na madrugada desta sexta-feira (11), às 2h10, ao Diretor de Competições da Conmebol, Fred Nantes, um documento salvaguardando os interesses do filiado e pedindo a vitória ao Fortaleza pelo placar de 3 a 0, em razão da responsabilidade do clube mandante, de acordo com o previsto no artigo 6, item 3, “g” e 24, item 2 do Código Disciplinar da Conmebol.

Na manhã desta sexta, às 9h15, a CBF ratificou a decisão e enviou a denúncia (em anexo) aos Órgãos Judiciais da Conmebol fundamentando o pedido para o clube cearense ser declarado vencedor da partida."

Publicidade
Publicidade
CAU-BANNER-SITE-SEU-IPTU-SALVA-UMA-VIDA-300X300-V02

LINKS PATROCINADOS