Fortal 2025 tem queda de mais de 88% nos roubos durante o evento, aponta SSPDS

Até o momento, dez aparelhos celulares foram recuperados pelas equipes de segurança.

(Foto: reprodução/Instagram)

(Foto: reprodução/Instagram)

28/07/2025 16:55

A atuação integrada das Forças de Segurança do Ceará durante o Fortal 2025 resultou em uma expressiva redução nos índices de criminalidade registrados no local do evento. De acordo com dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), houve uma diminuição de 88,5% nas ocorrências de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), que englobam os casos de roubo, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Durante os quatro dias do Fortal, que ocorreu entre as 18h do dia 24 e as 6h da manhã desta segunda-feira (28), foram contabilizadas apenas três ocorrências de roubo, frente a 26 registros em 2024.

A redução também se refletiu nos roubos e furtos de celulares. Os casos de roubo de celulares caíram 88,2%, passando de 17 em 2024 para apenas dois em 2025. Já os furtos de celulares apresentaram uma queda de 53%, com 79 ocorrências neste ano, contra 168 no ano anterior. No total, as ocorrências de furto no evento reduziram 46,1%, indo de 191 para 103 casos. Até o momento, dez aparelhos celulares foram recuperados pelas equipes de segurança.

O sucesso na redução dos crimes foi atribuído ao planejamento e à atuação estratégica dos mais de 990 profissionais de segurança pública mobilizados para a operação, que contou ainda com o apoio de agentes de segurança privada e parceiros institucionais, somando mais de 2 mil agentes envolvidos diretamente na operação.

Segundo Harley Filho, coordenador da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, o resultado positivo foi fruto de um trabalho conjunto. “O êxito nas reduções de roubos e furtos só foi possível devido a um planejamento operacional bem realizado, com uma integração entre as forças de segurança estaduais e forças amigas municipais. A atuação e posicionamento em locais estratégicos, ações investigativas de recuperação de material furtado ou roubado e os trabalhos realizados a partir das câmeras de videomonitoramento por agentes da inteligência foram mecanismos que auxiliaram na queda desses índices”, destacou.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Harley Filho também ressaltou a importância de parcerias com outras instituições. “Não podemos deixar de dar especial destaque para a recomendação do Ministério Público do Ceará quanto à busca reversa, assim como o engajamento da empresa de segurança privada para garantir essa medida, sendo mais uma ação diferenciada para arrefecer os ânimos dos criminosos”, concluiu.

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS