A indústria de transformação cearense apresentou em novembro de 2017 crescimento no indicador de Faturamento e estabilidade na geração de empregos. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (18) através da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Segundo a entidade, a constatação é um sinal claro de recuperação das atividades industriais após a redução apresentada até o início do 3° trimestre de 2017.
Os responsáveis pelo resultado positivo foram os setores de alimentos, produtos têxteis, químicos e metalurgia. Por outro lado, os indicadores Emprego e Horas Trabalhadas apresentaram queda em relação ao mês anterior. As variações negativas foram de 1,4% e 2,7%, respectivamente. Porém, no âmbito nacional, os índices apontaram variações positivas nas duas variáveis.
A Utilização da Capacidade Instalada da indústria cearense em novembro foi de 82,1%, número ainda abaixo dos resultados de novembro de 2018 e outubro de 2017. Essas constatações foram possíveis a partir da análise das informações geradas pela Pesquisa Indicadores Industriais, realizada pelo Núcleo de Economia e Estratégia, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria – CNI.