sete dias sem medo da notícia
Festival de Cinema de Animação, Game e Web anuncia segunda edição
Evento acontece em novembro e inscrições começam na segunda-feira
Por : Redação CN7
26/09/20 9:50

Realizadores e apreciadores do cinema de animação já podem agendar o 2º Anima Ceará –  Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web, que anuncia a realização no período de 05 a 09 de novembro. Como parte da programação, acontece a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem de Animação, que recebe inscrições de 14 de setembro a 09 de outubro. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do site www.animafestival.com.br.

Voltado exclusivamente para o mercado da animação, game e web, o Anima Ceará tem o propósito de levar ao público e profissionais do setor uma significativa mostra da produção desses setores no Brasil, visando a inter-relação entre os produtores e realizadores do país e a promoção de novos talentos na área.

Além das exibições, o 2º Anima Ceará contará com uma extensa programação formativa, com palestras, workshops, mesas redondas e seminários, envolvendo importantes nomes do setor no país. Toda a programação acontecerá virtualmente nos canais do YouTube do Cineteatro São Luiz, e do próprio evento.

Com sua primeira edição realizada em 2018, o Anima Ceará foi criado como uma consequência natural da tradição do Estado na produção do cinema de animação, em especial, no Núcleo de Cinema de Animação, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará, que foi criado em 1993, responsável pela formação de várias gerações de animadores cearenses.

INSCRIÇÕES

Podem participar da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem de Animação do 2º Anima Ceará trabalhos de curta-metragem de até 30 minutos, realizados em qualquer técnica de animação, suportes de captação, tema ou gênero, que tenham sido produzidos a partir de 2018, desde que não tenham participado da seleção da primeira edição.

A mostra é aberta a cineastas brasileiros ou radicados no país há mais de 02 (dois) anos. Não há limite no número de inscrições de filmes por participante. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do evento.

No encerramento do festival, o júri da mostra concederá o Troféu Anima Ceará nas categorias de Melhor Curta-metragem, que também receberá o valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), além de Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora e Melhor Filme Infantil.

TROFÉU ARTESANAL

O Troféu Anima Ceará é uma criação do artista plástico Dim Brinquedim, como é conhecido o cearense de Camocim, Antônio Jader Pereira dos Santos. Com mais de 40 anos de carreira, Dim criou uma linguagem artística própria, unindo o lúdico e o estético em obras de pequenas e grandes dimensões, manipuláveis, instigando a interação com o espectador. Sua arte já foi tema de documentários e pesquisas acadêmicas. Mais de 500 peças de sua autoria, entre brinquedos, esculturas e telas, podem ser vistas no Museu Brinquedim em Pindoretama, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza.

LEIA TAMBÉM