Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Felipe Mota cobra retratação de vereador que afirmou que autismo é curado com “peia”

Eúde Lucas é presidente da Câmara Municipal de Jucás

(Foto: Junior Pio/Alece)

20/09/23 14:53

O deputado estadual Felipe Mota (União Brasil) repudiou as declarações do presidente da Câmara de Jucás, Eúde Lucas (PDT), que sugeriu que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) poderia ser curado com “peia”. Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (20), o parlamentar cobrou um pedido público de desculpas do vereador.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

“Isso é uma vergonha. Nos dias de hoje, no Estado do Ceará, um homem que representa uma comunidade, representa um município, dizer algo desse tipo. Que ele faça uma reflexão da dor e do trabalho que as famílias tem com quem tem o espectro autista, com as dificuldades que eles têm para poder vivenciar isso diariamente, com dificuldade financeira, tendo que trazer seus filhos para centros distantes, sem poder estudar corretamente”, disse.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Felipe Mota destacou, ainda, que a população de Jucás não tem o mesmo pensamento do presidente da Câmara e cobrou um pedido público de desculpas de Eúde Lucas.

Assista ao pronunciamento completo:

O que é o TEA?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento, que podem englobar alterações qualitativas e quantitativas da comunicação, seja na linguagem verbal ou não verbal, na interação social e do comportamento, como: ações repetitivas, hiperfoco para objetos específicos e restrição de interesses. Dentro do espectro são identificados graus que podem ser leves e com total independência, apresentando discretas dificuldades de adaptação, até níveis de total dependência para atividades cotidianas ao longo de toda a vida.

O TEA não tem cura, mas o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de práticas para estimular a independência e a promoção de qualidade de vida e acessibilidade para essas crianças.

LINKS PATROCINADOS