sete dias sem medo da notícia
Farmacêuticos querem reduzir danos por mau uso de medicamentos em até 5 anos
Por : Redação CN7
03/05/17 9:07

O Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRFCE) participa na próxima sexta-feira (5) da campanha Desafio Global da Organização Mundial da Saúde (OMS). O evento acontece na Praça do Ferreira e lembra o Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos.

Conselhos regionais dos 26 Estados e do Distrito Federal, além do Conselho Federal de Farmácia convocam os farmacêuticos e demais profissionais da saúde de todo o país a trabalhar pela meta de reduzir em 50% os danos graves e evitáveis associados a medicamentos, nos próximos 5 anos.

No Ceará, a manhã da próxima sexta-feira vai oferecer uma manhã de serviços, com o intuito de alertar para o uso racional de medicamentos. Uma equipe de farmacêuticos clínicos estarão de plantão, oferendo aferição de pressão arterial e a distribuição de mudas de plantas medicinais e orientação quanto uso adequado. Ações semelhantes serão desenvolvidas em todo o país, pelos demais conselhos regionais.

De acordo com dados divulgados pela OMS, os erros de medicação causam pelo menos uma morte todos os dias e prejudicam aproximadamente 1,3 milhões de pessoas anualmente apenas nos Estados Unidos. Os números são semelhantes nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, como o Brasil. Uma amostra no Ceará preocupa: 566 atendimentos foram realizados no Centro de Assistência Toxicológica do Instituto Doutor José Frota (IJF) por intoxicação medicamentosa acidental nos últimos dois anos.

LINKS PATROCINADOS