Facções priorizam eleger prefeitos para controlar recursos municipais, revela promotor - CN7

Facções priorizam eleger prefeitos para controlar recursos municipais, revela promotor

No Ceará, PCC e CV evitam confrontos em licitações

Facções priorizam eleger prefeitos para controlar recursos municipais, revela promotor

Foto: Reprodução

02/09/2025 14:53

O promotor de Justiça Lincoln Gakiya, do Ministério Público de São Paulo (MPSP), revelou que o Primeiro Comando da Capital (PCC), o Comando Vermelho (CV) e outras facções criminosas têm priorizado a eleição de prefeitos para controlar recursos públicos municipais. Segundo ele, os grupos perceberam que conquistar cargos no Executivo local garante influência direta em contratos de prestação de serviços, como transporte, saúde e limpeza urbana.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

No Ceará, a presença das facções se reflete em áreas específicas: o PCC atua em contratos de lixo e iluminação pública, enquanto o CV tem inserção em transporte escolar, aluguel de veículos, merenda, medicamentos, institutos de saúde e também na coleta de lixo. Apesar de rivais históricos, PCC e CV evitam confrontos em licitações e, muitas vezes, firmam acordos para dividir os ganhos.

Gakiya destacou que, na operação "Fim de Linha", em São Paulo, foi identificada a participação de empresas ligadas ao PCC em contratos que movimentavam mais de R$ 1 bilhão por ano, transportando cerca de 20 milhões de passageiros mensalmente. "Se isso acontece na maior capital do país, o que dirá dos municípios menores, onde o controle é mais fácil", questionou.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Levantamento do Mapa Cearense aponta que o CV é a facção mais presente no Estado, com atuação em 1.419 territórios, seguido pela GDE (628), PCC (231), Massa Carcerária (210), Terceiro Comando Puro (34) e Nova Okaida (1).

Assista ao vídeo:

Vídeo: Facções priorizam eleger prefeitos para controlar recursos municipais, revela promotor - Vídeo 1
Publicidade
Publicidade

LINKS PATROCINADOS