Facção carioca troca apoio político por cargos nas eleições de 2020 no Ceará
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Facção carioca troca apoio político por cargos nas eleições de 2020 no Ceará

Segundo a Draco, lideranças do Comando Vermelho estariam envolvidas nesse esquema

24/02/2024 11:58

A edição do Estadão, desse sábado (24), denuncia a influência de organizações criminosas nas eleições cearenses. Segundo o jornal, uma facção carioca teria trocado apoio político por cargos nas eleições municipais cearenses. Segundo a investigação da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco) no Ceará, lideranças do Comando Vermelho estariam envolvidas nesse esquema.

Os investigadores identificaram que Almerinda Marla Barbosa de Sousa, conhecida como Irmã Ruiva, recebia informações sobre movimentações políticas no litoral leste do estado através de seu celular. Rener Castro de Sousa, apontado como líder do Comando Vermelho na região, seria o elo para essas informações. Apesar das evidências, a polícia não conseguiu identificar os candidatos apoiados pela facção.

Em uma das conversas interceptadas pela polícia, Rener admite ter financiado candidatos a prefeito e vereadores em troca de futuros cargos. Ele ainda revela como a facção interferiu nas eleições, proibindo apoio a candidatos aliados de um ex-deputado federal.

Para o Ministério Público do Ceará, há provas do envolvimento de Rener com o tráfico e a facção, especialmente porque ele planejava deixar outra pessoa encarregada dos negócios ilícitos enquanto ocupasse um cargo político comissionado.

LINKS PATROCINADOS