Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Exportação de camarão é tema em debate na Comissão de Desenvolvimento Econômico

Ceará é o maior produtor de animal do país

Amano Shrimp Or Japanese Shrimp Swimming In Water. (Foto: banco de imagens)

13/03/24 13:30

O deputado federal Danilo Forte (União Brasil) iniciou os trabalhos à frente da Comissão de Desenvolvimento Econômico (CDE), nesta quarta-feira (13). Entre os temas tratados, o parlamentar citou desafios a serem enfrentados no Brasil para a melhoria na exportação do camarão para outros países, observando, do mesmo modo, a síndrome do vírus da mancha branca no cultivo de camarões no Ceará.

O estado é o maior produtor de camarão do país, detendo mais de 50% da produção da carcinicultura. Para Danilo Forte, contudo, o Brasil necessita enfrentar o fechamento das fronteiras para as exportações do camarão.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

No ano passado, o Brasil exportou cerca de 1,5 milhão de dólares em camarões, o que poderia ter sido maior, segundo o parlamentar.

“É fundamental, principalmente para o Nordeste brasileiro, além da extensividade na geração de empregos, distribuição de renda e fator de competitividade para o Brasil a nível internacional”, pontua.

O parlamentar destaca, ainda, a necessidade de um olhar claro e mais cuidadoso para a produção de camarões. Cerca de 90% da produção é feita por micro e pequenos empreendedores que possuem tanques para reprodução de camarões em casas e sítios.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

“Queremos aumentar essa produção, gerando mais oportunidade e renda para as famílias brasileiras”, pontuou o deputado.

Motivação

A discussão se deu a partir de requerimento apresentado pelo deputado Mersinho Lucena (PP-PB), que pede realização de audiência pública para debater a relação do comércio de camarões entre o Brasil e a China.

LINKS PATROCINADOS