Exploração de urânio, em Santa Quitéria, enfrenta problemas para concessão de licença ambiental - CN7

Exploração de urânio, em Santa Quitéria, enfrenta problemas para concessão de licença ambiental

Relatório do CNDH apontou violações de direitos humanos

Exploração de urânio, em Santa Quitéria, enfrenta problemas para concessão de licença ambiental

(Foto: divulgação)

14/12/2022 15:09

O governo do presidente eleito, Lula (PT), não deve conceder imediatamente a licença ambiental para a usina de extração de urânio do Consórcio Galvani, prevista para ser instalada em Santa Quitéria, no Ceará. Há dúvidas sobre a concessão desse documento, após o presidente Jair Bolsonaro (PL) garantir o início das obras durante o último debate presidencial na Rede Globo.

Um relatório desenvolvido pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) apontou violações de direitos humanos na exploração de urânio em Santa Quitéria. O Consórcio Galvani tentou retirar a licença ambiental em três oportunidades, mas todas foram barradas. Foram negadas porque não cumpriram às exigências, visando explorar urânio em Santa Quiteria.

Segundo o Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM), há risco de grave ameaça aos direitos humanos e socioambientais em Santa Quitéria em razão do impacto em um açude da região, às pilhas de rejeitos e aos potenciais riscos para a saúde humana e ambiental.

Cotada para o Ministério do Meio Ambiente, Marina Silva, cobrará estudos mais sérios, e confiáveis, porque há temor da exploração contaminar a população de 10 municípios.

Publicidade
Publicidade

LINKS PATROCINADOS