Ex-vereador de Ipueiras é condenado por compra de votos nas Eleições de 2020

A pena é de dois anos, um mês e quinze dias de reclusão

Judge gavel with Scale of justice, object documents working on table in courtroom, Legal law advice and justice concept.

Judge gavel with Scale of justice, object documents working on table in courtroom, Legal law advice and justice concept.

13/03/2025 10:25

O ex-vereador de Ipueiras, José Rodrigues Lima, foi condenado pela Justiça Eleitoral do Ceará, a dois anos, um mês e quinze dias de reclusão por corrupção eleitoral e compra de votos durante as Eleições de 2020 no município. a decisão judicial atendeu ao pedido do Ministério Público Eleitoral, baseado na Lei Complementar nº 64/1990. A informação é do MPCE.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

O réu, mais conhecido na região por ”Zezão do Banco”, também foi condenado a pagar multa no valor de sete salários mínimos e ainda ficará inelegível. De acordo com a denúncia, o ex-vereador foi flagrado dirigindo um carro, contendo adesivos, santinhos e lista com nomes de eleitores e valores. Conforme o Código Eleitoral, a corrupção eleitoral viola a liberdade do voto comprometendo a essência do regime democrático.

Siga o canal do CN7 no Telegram

A norma cita que “a simples oferta ou promessa de vantagem indevida, independentemente de aceitação pelo eleitor, é suficiente para a consumação do delito, conforme entendimento consolidado na jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral”.

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS