Ex-servidores do BNB suspeitos de desviar recursos com ajuda de desembargadores
"Operação 18 minutos" também investiga dois juízes do TJMA

14/08/2024 11:35
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (14) a "Operação 18 minutos" contra quatro desembargadores e dois juízes do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Segundo as investigações, eles são suspeitos de fraudar decisões judiciais para desviar recursos, por exemplo, do Banco do Nordeste (BNB).
Segundo a PF, o suposto grupo criminoso teria aliciado um ex-advogado do próprio BNB para entrar com ações judiciais contra a instituição, requerendo o pagamento de milhões de reais em honorários advocatícios.
A PF apontou a existência de uma organização criminosa, dividida em três núcleos, mesclando ex-servidores do Banco, advogados e magistrados.
Em tempo
As investigações apontaram as seguintes fraudes processuais no caso do banco:
- manipulação na distribuição da relatoria dos processos;
- correções monetárias feitas sem justificativa;
- aceleração "seletiva" dos processos;
- expedição de "alvarás milionários".
Em tempo II
Segundo o G1, o TJMA afirmou não ter informações sobre a ligação dos suspeitos com o BNB.
Em tempo III
O nome da operação se deu pelo tempo que levou para a decisão, expedição do alvará e saque de recursos desviados.