Ex-genro de Arialdo Pinho é um dos presos pela PF por fraudes em consignados

Justiça bloqueou R$ 106 milhões das contas dos investigados pela PF

Zé do Gás e o sócio Bruno Borges

03/12/20 11:48

O ex-genro do ex-secretário estadual da Casa Civil, Arialdo Pinho, e mais três pessoas foram presas temporariamente na “Operação Onzenário”, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (3). Além das prisões, a Justiça Federal determinou o bloqueio e o sequestro de R$ 106 milhões. Foram apreendidos veículos de luxo, obras de arte e dinheiro e bloqueados valores de contas bancárias.

De acordo com a PF, há indícios de participação indireta do ex-secretário da Casa Civil do Estado do Ceará, à época dos fatos em apuração (2008 a 2014 — no Governo Cid Gomes). Atualmente, Arialdo Pinho é o secretário de Turismo do Governo Camilo Santana. Pelo menos um mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência de Arialdo.

O ex-genro do secretário é Luis Antônio Ribeiro Valadares de Sousa, conhecido como Zé do Gás. Segundo a PF, Luís Antônio é o proprietário de uma empresa que se beneficiou de uma fraude na licitação no Governo do Estado, em 2008, quando ficou responsável por intermediar créditos consignados de servidores públicos com instituições financeiras.

Entenda

Durante a operação, foram apreendidos veículos de luxo, obras de arte e dinheiro e bloqueados valores de contas bancárias dos suspeitos. Operação Onzenário também apura suposta lavagem de dinheiro entre 2008 e 2014.

As buscas no Ceará foram realizadas pela PF em Fortaleza, Eusébio, Trairi, e Beberibe. Houve, ainda, cumprimento de mandados de prisão em Salvador e São Paulo (Capital).

LINKS PATROCINADOS