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Eusébio sedia 2ª edição do Fashion Down em alusão do Dia Internacional da Síndrome de Down

Evento acontecerá na Praça de eventos do Shopping Eusébio

(Foto: divulgação)

18/03/24 18:04

O município de Eusébio sediará no dia 21 de março a 2º edição do Fashion Down, em alusão do Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado na data. O evento acontecerá na praça de eventos do Shopping Eusébio às 18h30. A segunda edição do evento Fashion Down traz como destaque o protagonismo infanto-juvenil das pessoas com deficiência, mais especificamente aqueles que são diagnosticados com a Síndrome de Down.

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“A exemplo do evento de 2023, o desfile deste ano terá moda, alegria, autonomia e inclusão. Aproveitamos e convidamos a todos para prestigiarem o nosso 2º Fashion Down”, disse a diretora do Namme Eusébio, Elieuda do Vale. O Shopping Eusébio fica localizado na Avenida Eusébio de Queiroz, 1890 – Bairro Tamantaduba.

Desde 2012, o dia 21 de março foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas como o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data mobiliza ações de visibilidade às questões que envolvem pessoas com a Trissomia do Cromossomo 21 (T21), divulgando informações e fomentando ações que possibilitem a desconstrução de preconceitos e formação de uma sociedade mais inclusiva para essas pessoas.

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O Fashion Down é uma realização da Prefeitura de Eusébio, por meio do Núcleo de Apoio aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Eusébio, da Unidade Especializada para Pessoa com Autismo (UEPA), e em parceria com o Shopping Eusébio.

Por que 21 de março?

A Síndrome de Down é uma alteração genética em que a pessoa tem três cromossomos no par 21, ou seja, um a mais que o usual. Por isso, a síndrome também é chamada de Trissomia do Cromossomo 21, ou simplesmente T21. Daí, simbolicamente, a data de 21 de março foi a escolhida para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down. Todos os anos, a ONU, juntamente com a DSI – Down Syndrome International – organização internacional de pessoas com deficiência, sediada no Reino Unido lançam um tema para a campanha. Em 2024, a mensagem principal é: “End The Stereotypes”, ou “Fim dos Estereótipos”. A campanha enfatiza a importância de acabar com mitos e estereótipos sobre as pessoas com T21 que geram preconceitos e capacitismo.

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